domingo, 2 de setembro de 2012

GUERREIROS DO PASSO - 7 ANOS DE RESISTÊNCIA


Uma tarde de alegria, confraternização e muito frevo. Foi o que tivemos ontem, 1° de Setembro, no aniversário de sete anos dos "Guerreiros do Passo" um grupo de abnegados defensores da autêntica cultura pernambucana, em especial do Frevo e do Passo.

Professores da nossa mais representativa dança, todos ex-alunos do Mestre Nascimento do Passo, os Guerreiros são hoje um símbolo da resistência cultural que indiscutivelmente representam com toda eficiência e conhecimento de causa, a mais nobre fatia cultural de pernambuco, o nosso patrimônio imaterial, consagrado oficialmente em inúmeros atos documentais e legais e sobejamente conhecido no mundo inteiro.

Estive presente na arena dos Guerreiros, esse verdadeiro “Coliseu” do frevo em que se transformou a Praça do Hipódromo, naquele simpático e bucólico bairro recifense, lugar de morada do nosso grande poeta Ascenço Ferreira, e trouxe de lá imagens e depoimentos que, a partir de hoje, passo a divulgar aqui no nosso Blog e na minha coluna “Mascate das Lembranças”, no Jornal da Besta Fubana  (http://www.luizberto.com/coluna/mascate-das-lembrancas-fred-monteiro )

O passo, como ensinado pelo Mestre Nascimento, tornou-se para os pernambucanos uma modalidade aeróbica de valor extraordinário, porque além de mera dança, é um conjunto inteiro de exercícios de alongamento, flexibilidade, força e resistência muscular.

Quem acompanha os clubes de frevo e troças pelas ladeiras de Olinda, ou pelas ruas e vielas do Recife Antigo, sabe muito bem do que estou falando.

Ensinado por Mestres que tiveram como Mestre o maior deles, Nascimento do Passo, que já divulgava o seu método de aprendizado como a “Aeróbica do Frevo”, resulta num caminho seguro para a saúde física (e mental, consequentemente) plenamente atingível por pessoas de qualquer idade. Sim, pois como vocês verão pelas imagens, gente dos 7 aos 70 está representada naquela Aula-Espetáculo patrocinada todos os sábados, gratuitamente, pelos “Guerreiros do Passo”, na Praça, que é do Povo, pelo Povo e para o Povo !

Vamos frevar, porque o Carnaval vem aí e daqui pra lá ainda dá tempo de evoluir de um “pulador de frevo” para um passista competente e consciente, bem orientado pelos Mestres Guerreiros. Minha vaga já está garantida e a partir de setembro pretendo fazer esse caminho evolutivo e completar minha paixão pelo Frevo e pelo Passo!




7 comentários:

  1. Fred: parabéns ao Grupo e aos que têm sensibilidade para vlorizá-lo. Quando qualquer manifestação exógena chega e se aquerencia por aqui, é elogiável a preocupação dos que defendem as tradições locais.
    abraço
    maria-maria

    ResponderExcluir
  2. Bela iniciativa, grande Fred. Obrigada por nos prestigiar com seu carinho e venha fazer o passo conosco.... Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Suas palavras nos enchem de orgulho amigo Fred. E demonstram que estamos seguindo no caminho que Nascimento sempre nos ensinou. Ele sim, era um verdadeiro Mestre. Obrigado! Confesso que me arrependo de não tê-lo conhecido antes. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Meus caros amigos Maria-Maria, Eduardo e Lucélia, vcs não imaginam com que prazer a gente divulga essas coisas nossas aqui no blog. E saibam que suas palavras carinhosas me incentivam a prosseguir trazendo para esse recanto toda a beleza da nossa cultura. Muito obrigado pela presença e pelos comentários.

    ResponderExcluir
  5. O frevo é uma grande música e o passo uma grande dança! É só para os muito fortes! Ambas (a música e a dança) muito difíceis e muito intensas. E de uma resistência absurda! Ainda bem que fiz muito passo na minha adolescência, pq agora, depois de "véia", tá ruim...:) Parabéns aos Guerreiros! Que continuem resistindo!!! O documentário ficou ótimo (as duas partes!).
    Tati

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois logo que Theo deixar vamos todos às oficinas dos Guerreiros, todo sábado na Praça do Hipódromo. Então seremos a "família frevolenta", hahaha

      Excluir
  6. Olá....
    Muito sucesso aos Guerreiros...........
    Parabéns

    ResponderExcluir