domingo, 19 de agosto de 2012

MANDIOCA, FARINHA E SEUS SEGREDOS

Guia José Maria (foto: cort. Revista Sabores)

Conforme prometi dias atrás, segue uma matéria em vídeo sobre o fabrico artesanal de farinha de mandioca, na comunidade de Tapuio, zona rural de Barreirinhas, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 
Foi gravado em setembro de 2008, quando lá estivemos para conhecer aquela maravilha natural brasileira.

Chegamos lá de barco, pelo Rio Preguiças e um dos seus afluentes e fomos muito bem recebidos pelo Guia José Maria, da Freeway Turismo, que nos explicou o passo-a-passo da fabricação da farinha de mandioca, numa explanação bem didática e uma aula prática sobre o assunto.
O vídeo fala por si.  Assistam e curtam a experiência.




Foto: cortesia Revista Sabores


8 comentários:

  1. Que saudade da fazenda onde eu fui criado, no sertão das Minas Gerais. Tudo era tão simples e tão pleno, amigo.

    Abração, Genaro

    ResponderExcluir
  2. Genaro, amigo.. São essas pequenas coisas que nos fazem ser felizes, ainda que o mundo se contorça de "novidades" e "tecnologias" muitas vezes até inúteis. Vamos aproveitar o que elas têm de bom como, por exemplo, poder dividir assim as coisas boas da vida. Abraço e volte sempre !

    ResponderExcluir
  3. Olá Fred,
    Deixei para ver agora à noite, pois queria ver com calma. Maravilhoso, vi do início ao fim, com a esperança de ver um beijú ou tapioca no meio da falrinha.
    Gostei muito, realmente é uma aula.
    Meu abraço,
    Dalinha

    ResponderExcluir
  4. OI Dalinha: Essa viagem aos LEnçóis foi realmente uma aula de Brasil. E olhe que de todos os Estados da FEderação somente não pisei ainda o Tocantins, o Amapá, Roraima, Acre e Rondônia.. mas eu chego lá ! Esse Brasil é um Universo em miniatura, minha cara !

    ResponderExcluir
  5. Olá Fred, sensacional, ótima reportagem.
    Abração
    Mario Jorge

    ResponderExcluir
  6. Grande Mestre MaJor ! Muito obrigado por mais esta sua presença aqui no Blog. E eu sempre em falta com vc, meu caro..Abração!

    ResponderExcluir
  7. Fred, ser fã de seu blog é um processo natural.
    Suas postagens são trilhas sonoras e o enredo, é uma vida bem vivida.
    Grande abraço, Denys

    ResponderExcluir
  8. E você é um poeta, meu caro Denys.. Muito obrigado pela presença e pelo comentário. Abração!

    ResponderExcluir