Capa do CD "Esses Blocos", criação de Val Amorim |
O disco de Romero Amorim, "Esses Blocos", foi um dos que tive grande prazer em gravar, porque reuniu o melhor dos Blocos do Recife.
Com Sevy Nascimento e Arimatéia |
A partir da sua capa (criação da filha Valéria (Val) Amorim), ficou expressada a vontade de Romero de fazer um tributo aos blocos por ele amados. Reuniu fotos dos flabelos (para quem não sabe, são os cartazes que indicam o nome dos blocos e antecedem o desfile das pastorinhas e orquestras) dos Blocos para os quais compôs músicas hoje imortalizadas.
Não sei por que (e continuo a criticar e insistir sobre isso) as nossas emissoras de rádio (exceção feita à Rádio Universitária, com os programas de Hugo Martins e Miriam Leite) não divulgam nossas músicas tão belas e que tanto agradam a todos que as conhecem.
Sendo assim, dificilmente teremos entre as "paradas de sucesso" obras premiadas, como foi o caso de "Saudade Azul", uma perfeição de poema e canção, que ficou esquecida nas prateleiras das discotecas, delas somente saindo quando algum fã dos Blocos a solicita expressamente.
Vejam o que perde a coletividade, por mero desconhecimento e pela falta de divulgação das emissoras comerciais. A música ficou a cargo da Orquestra de Ademir Araújo, com arranjo do próprio Ademir, acompanhando as vozes de Ângela Luz, Valdênia Melo e Vanda Lu que estão na foto abaixo abraçadas a Romero.
Valdenia, Romero, Vânia e Ângela |
SAUDADE AZUL (Romero Amorim - letra e música)
Que bloco é esse de azul singelo
que faz mais belo esse azul da tarde
e à tarde vem anoitecer flabelo
no desmantelo azul desta cidade?
Que luz é essa, azul que invade
e traz no azul esse azul etéreo
como se fosse uma saudade azul
a derramar-se em seu próprio espelho
Que lira é essa de azul tonal
que tange notas de azuis festejos
e bebe a taça de azuis desejos
no desmantelo azul do carnaval?
É a saudade azul, azul poema
lembrança azul, azul de Carlos Pena !
Ainda voltarei ao tema "Romero Amorim", nessas Memórias do F Studio. O Poeta da Aurora merece!