segunda-feira, 28 de maio de 2012

MEMÓRIAS DO F STUDIO - 6 - ROMERO AMORIM (parte 2)

Capa do CD "Esses Blocos", criação de Val Amorim
O disco de Romero Amorim, "Esses Blocos", foi um dos que tive grande prazer em gravar, porque reuniu o melhor dos Blocos do Recife. 
Com Sevy Nascimento e Arimatéia
A partir da sua capa (criação da filha Valéria (Val) Amorim), ficou expressada a vontade de Romero de fazer um tributo aos blocos por ele amados. Reuniu fotos dos flabelos (para quem não sabe, são os cartazes que indicam o nome dos blocos e antecedem o desfile das pastorinhas e orquestras) dos Blocos para os quais compôs músicas hoje imortalizadas.
Não sei por que (e continuo a criticar e insistir sobre isso) as nossas emissoras de rádio (exceção feita à Rádio Universitária, com os programas de Hugo Martins e Miriam Leite) não divulgam nossas músicas tão belas e que tanto agradam a todos que as conhecem. 
Sendo assim, dificilmente teremos entre as "paradas de sucesso" obras premiadas, como foi o caso de "Saudade Azul", uma perfeição de poema e canção, que ficou esquecida nas prateleiras das discotecas, delas somente saindo quando algum fã dos Blocos a solicita expressamente.

Vejam o que perde a coletividade, por mero desconhecimento e pela falta de divulgação das emissoras comerciais.   A música ficou a cargo da Orquestra de Ademir Araújo, com arranjo do próprio Ademir, acompanhando as vozes de Ângela Luz, Valdênia Melo e Vanda Lu que estão na foto abaixo abraçadas a Romero. 
Valdenia, Romero, Vânia e Ângela






SAUDADE AZUL (Romero Amorim - letra e música)

Que bloco é esse de azul singelo
que faz mais belo esse azul da tarde
e à tarde vem anoitecer flabelo
no desmantelo azul desta cidade?

Que luz é essa, azul que invade
e traz no azul esse azul etéreo
como se fosse uma saudade azul
a derramar-se em seu próprio espelho

Que lira é essa de azul tonal
que tange notas de azuis festejos
e bebe a taça de azuis desejos
no desmantelo azul do carnaval?

É a saudade azul, azul poema
lembrança azul, azul de Carlos Pena !

Ainda voltarei ao tema "Romero Amorim", nessas Memórias do F Studio.  O Poeta da Aurora merece!

3 comentários:

  1. Ainda não conhecia pessoalmente o Poeta da Aurora, quando no início dos anos 90, eu participei pela segunda vez do desfile do Bloco PIERROT DE SÃO JOSÉ, cujo tema do desfile fora uma homenagem ao Poeta Carlos Pena Filho. Eu pintei em um grande painel, a foto do Poeta Carlos Pena Filho, em todas as matizes de azul, que me fez relembrar muito a fase azul picassiana.
    O bloco desfilou quase ao amanhecer da segunda-feira do carnaval (não recordo o ano específico) e o público, que ainda estava lá, na Av. Guararapes, foi ao delírio. Todos os membros da comissão julgadora levantou-se esticando seus pescoços para ver a beleza fenomenal do PIERROT, invadindo a avenida com todo seu explendor azulado. Na quarta-feirta de cinzas, lá no Pátio de São Pedro, saiu o resultado: BI-CAMPEÃO! E todos do Bloco Bi-campeão, cantaram essa marcha magnífica de Romero Amorim.
    Só passei a conhecer pessoalmente o Poeta da Aurora, quando eu estava ensaiando o Coral NOSSA MÚSICA, uma outra pérola do Poeta, feita em parceiria com o nosso também saudoso Dimas Sedícias e, arranjo do Maestro José Gomes: LA URSA.
    Hamilton Florentino dos Santos

    ResponderExcluir
  2. CORREÇÃO: O título correto da LA URSA é: URSO PÉ DE CAMURÇA.

    Hamilton Floretino dos Santos

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto muito desse CD...é delicado,lírico...me dá uma ternura imensa sempre que ouço.

    ResponderExcluir