terça-feira, 22 de novembro de 2011

BONECAS "SORRISO DE MARIA"


Há uma tradição na nossa família bem interessante.

Desde minha avó Maria Anna, suas filhas e netas têm dedicado um pouco do tempo disponível ao voluntariado.

E tanto Vovó Anna quanto Maria, minha mãe, fizeram muito enxovais para doação às crianças de creches e orfanatos, normalmente no final do ano, mas muitas vezes durante o ano também, para os necessitados mais próximos, no bairro.


Com o falecimento de minha mãe, ano passado, Dulce, uma das minhas irmãs mais novas, mobilizou toda a turma de irmãs e sobrinhas, para engajar-se num Projeto que ela chamou “Sorriso de Maria”.

Trata-se de manufaturar bonecas em tecido alcochoado,  para presentear às menininhas durante o ano, principalmente no Dia das Crianças e no Natal.





As bonecas são doadas para distribuição a  entidades assistenciais a que temos acesso, até pelo exercício de voluntariado através delas.


Assim é que neste ano de 2011 Dulce vai completar até o Natal a doação de cerca de 600 bonequinhas.




Conversando com ela, ontem, resolvi postar aqui no Blog este texto, visando difundir a idéia entre outras famílias que tenham um pouco de tempo (e a habilidade artesanal necessária, a fim de manter a qualidade do produto) para levar ao maior número de pessoas possível, o prazer de um sorriso, a visão da alegria estampada no rosto de uma menininha a abraçar sua boneca e a amenizar suas carências materiais.


A carga de Amor enviada ao próximo numa atitude assim, volta renovada e ampliada para nós, quando agimos nesse sentido.

Nas fotos, detalhes do trabalho de minhas irmãs e sobrinhas e do lindo produto final.

As pessoas que necessitarem dos moldes e instruções para confecção das bonequinhas, bem como do tipo e padrão dos tecidos e demais materiais, podem enviar email para o Blog neste endereço: fredcrux@gmail.com


13 comentários:

  1. A escolha do nome não poderia ter sido mais acertada, Maria sempre tão alegre, e que nos fazia tão felizes agora vai levar sorrisos as essas crianças. Dulcinha é mesmo um amor!

    ResponderExcluir
  2. QUE MARAVILHA!
    O Sorriso de Maria,sempre teve o dom de se multiplicar e esta bonequinha na sua simplicidade tem toda delicadeza,graça,alegria da dedicação da nossa amadissima maezinha. Nã posso perder a oportunidade para pedir a atenç-ao de voces : PALMAS PARA DULCINHA..Leninha

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito emocionada, Dulcinha! Quem sabe, mais adiante, encontro algo ao nível de minha habilidade pra fazer parte deste grupo. Parabéns Prima. Você melhorou consideravelmente minha opinião a respeito do Natal e outras festas.
    Beijos
    Maria Nair

    ResponderExcluir
  4. Eu faço parte dessa corrente!:D
    Já peguei meu kit e tô mandando brasa!
    Vamos ajudar Tia Dulce nessa maravilhosa empreitada!
    :**
    Tati

    ResponderExcluir
  5. Linda herança,ótima a idéia da continuação e fiquei aqui babando com as bonecas
    Com pequenas atitudes se constroi um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  6. COM UMA BONECA NO COLO NOS SENTIMOS CRIANÇA, MÃE E MULHER. NADA MELHOR PARA ESTIMULAR ESTES SENTIMENTOS NOS CORAÇÕES DE TODOS NÓS QUE VIVEMOS EM UM MUNDO TÃO INDIVIDUALIZADO.
    MARIA DE BRAÇOS ABERTOS ACOLHERÁ ESTA CORRENTE DE AMOR.

    ResponderExcluir
  7. PAra quem não sabe: Leninha (Maria Helena) em todas as festas da família interrompe tudo o que se estiver fazendo e pede aplausos para o aniversariante (ou pra quem lhe dá na veneta, hehehe).. Então, vamos atender ao chamado de Leninha, porque Maria Santa e Dulce merecem:
    PALMAS PARA MARIA SANTA, PALMAS PARA DULCINHA !!!!

    ResponderExcluir
  8. Ied querido, sou sua seguidora e quando hoje vi¨O SORRISO DE MARIA¨fiquei super feliz porque faço parte do movimento, e tenho em Mamãe,em Dulcinha e em todas as minhas irmãs fontes de inspiração....O trabalho é lindo e fazer uma criança sorrir é divino, faz bem a alma!!!!
    Beijos carinhosos Aninha

    ResponderExcluir
  9. Meu padrinho esse projeto é muito importante, tenho certeza que os sorrisos irão ser multiplicados cada vez mais.Dulcinha sempre faz tudo com muito carinho...Mil beijinhos
    Ana Lúcia! :*

    ResponderExcluir
  10. Convocação volta ao trabalho
    Encerrou ontem o nosso recesso natalino, depois de tão merecido descanso reinicia hoje o nosso projeto “Sorriso de Maria”.
    Concluímos 2011 com mais de 650 bonecas distribuídas e a meta para este ano é de 800, com três entregas previstas: 1ª em comemoração ao aniversário de mamãe, 2ª no Dia das Crianças e a 3ª no Natal.
    Dulce

    ResponderExcluir
  11. conte comigo e minha tropa. de minha parte estou pronto para a seção de enchimento. com todo o gás ... e viva o "sorriso de maria" !

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela iniciativa! O Sorriso de Maria faz jus a minha querida madrinha que por onde passava deixava seu belo sorriso! Que Deus abençoe essa família amada!!!

    ResponderExcluir
  13. Obrigado pela presença e pelo comentário, Carla. Realmente, o sorriso da nossa MARIA é inesquecível. Desculpe ter demorado em responder. É que tenho andado meio ausente do Blog. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir