sábado, 9 de julho de 2011

DE IBIMIRIM PARA O VATICANO: A ARTE DE MANOEL SANTEIRO



Sagrada Família
Nesse Brasil/Continente as coisas acontecem sem que tomemos conhecimento delas,   a não ser que sejamos interessados pelo assunto, principalmente quando esse assunto é Cultura.   Não é muito difícil explicar: muitos de nós consumem Cultura como se fosse um objeto qualquer.. 

É comum comprarmos um quadro ou uma escultura, somente pelo aspecto físico que eles apresentam, importando-nos mais como ficarão nos nossos planos de decoração  da casa, sem nos ligarmos em toda uma história que envolve aquele produto.



O consumismo utilitarista/imediatista tem-nos levado a isso.  Nem procuramos pensar  que, por trás daquela obra de arte existe um processo de criação, uma história de vida, de luta, de aprendizado.  
Anjos

Mas ficamos muito orgulhosos quando sabemos que um artista da nossa terra é reconhecido, ganha um prêmio, é divulgado em grandes centros ou até em outros países do mundo.  Por isso considero muito importante divulgarmos nossos artistas.  De todas as formas, por todos os meios.  Mesmo quando eles já nem precisam tanto dessa divulgação.. 

Como é o caso de Manoel Santeiro.  Este escultor, de Ibimirim, sertão de Pernambuco, começou o seu aprendizado com Mestres que já dominavam a arte.  Hoje é reconhecido, como ele próprio fala, neste depoimento, por ter sido o escolhido para atender a um pedido do então Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, de presentear o Papa João Paulo II  com uma imagem da primeira Santa católica brasileira, a Santa Paulina.  Aliás, ele já está indo, pela segunda vez, compor a galeria de imagens sacras do Vaticano, com uma imagem de São Bento, para o Papa Bento XVI, a pedido do Governador Eduardo Campos.
Frei Damião

Vida longa a todos os grandes escultores da Arte Sacra pernambucana e brasileira, em especial aos Santeiros de Ibimirim !

4 comentários:

  1. Estive diversas vezes em Ibimirim, meio de passagem, e não percebi naquela época, anos 1990, que ali estava um dos artesanatos santeiros da melhor qualidade, nesse sertão pernambucano, talvez no Nordeste, sem querer desprezar, por exemplo, o Mestre Assunção, no Piauí, certamente discípulo do grande Mestre Dezinho, juntamente com o mais conhecido Mestre Expedito, trabalhando também em madeiras de lei, com suas imagens belíssimas, proporcionais e muito detalhistas.
    Em 2009 estive novamente em Ibimirim e pude adquirir imagens muito bem feitas, de Nossa Senhora Aparecida (mestre Zé Bezerra), N. Sª. de Fátima e São Judas Tadeu (Mestre Paulino).
    Na Fenearte, praticamente todas as imagens do box de Ibimirim foram vendidas, mostrando a qualidade das esculturas.
    Galileu

    ResponderExcluir
  2. É isso, amigo Galileu.. Quem se interessa pela arte nordestina, como você, sabe onde o galo canta (e o soldadinho do araripe também, hehe) e dá o devido valor aos nossos artistas.. Tatiana minha filha, morou em Ibimirim durante cerca de um ano, quando foi lotada no TRE local e conhecia bem as belezas das esculturas sacras de lá. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eita, que deu saudade e até orgulho de ter trabalhado nessa terra!:)
    Salve, Ibimirim!!!

    ResponderExcluir
  4. Salve Ibimirim, Salve meu tio o mestre das mãos graciosas que enriquece nossa terra e nos dá um pouco da sua genialidade através de imagens tãos preciosas quanto seus santos de expressões tão verdadeira!

    ResponderExcluir