terça-feira, 12 de julho de 2011

CIGANOS POR OPÇÃO

Esta é a parte mais trabalhosa..
Nem me lembro mais como começou a minha atração pela Natureza e pelas viagens.  Escrevi sobre isso numa crônica do livro "Caçador de Lagartixas" - Acampamento frustrado.  Qualquer dia desses vou postar um resumo dessa minha primeira aventura campista.  Mas, o certo é que, durante cerca de 20 anos, entre 1975 e 1995, acampei com minha esposa e filhos pelo Brasil, percorrendo quase todos os Estados entre o Espírito Santo e o Maranhão, incluindo os estados centrais (Goiás, Minas e Distrito Federal.. ainda não existia o Tocantins). 
Depois, é só partir pro abraço !
Fizemos viagens longas, de 5.000 a 8.000 quilômetros, outras menores, em que pioneiramente conhecemos lugares que hoje são "atrações turísticas" e que anos atrás não constavam de qualquer guia turístico mais badalado.  No começo, acampava entre Pernambuco, Alagoas e Paraíba.  Depois todo o Nordeste foi visitado, raramente dormindo em alguma pousada, principalmente entre 1985 e 1990, quando comprei um "trailler", que era nossa casa ambulante.

No trailer tudo era mais tranquilo...conforto demais cansa 
Para rebocar essa mini-casa comprei o único carro grande da minha vida: um Chevrolet Opala Comodoro 2.5, grande bebedor de gasolina, mas que valia por muitas duplas de cavalos fortes para rebocar minha diligência moderna.

Depois de 5 anos nesse conforto todo, bateu a saudade das barracas e voltei à minha "sina" cigana, fazendo então belas e inesquecíveis viagens aos Estados mais distantes.

De toda essa aventura campista eu, Edla e os filhos guardamos recordações registradas em mais de mil fotos e dezenas de horas de vídeo, sempre revistos em família, no que chamamos "sessão-maratona" das viagens maravilhosas que fizemos por esse Brasil imenso.

Um comentário:

  1. Que tempo maravilhoso!:)
    Não sei de que época eu gostava mais: trailler ou barraca estrutural. Só sei que a barraquinha canadense não foi lá muito boa idéia!:D

    ResponderExcluir