sexta-feira, 29 de julho de 2011

IVO DIODATO E CARLINHOS DE SERTÂNIA - ARTESÃOS PERNAMBUCANOS


Cerâmica de Ivo Diodato
Um Artesão competente, que também é poeta e grande figura humana é o Ivo Diodato. Nascido e criado em Tracunhaém, terra de grandes ceramistas, destacou-se no meio de tantos com um trabalho criativo e belo.  Inspirado no famoso quadro de Tarsila do Amaral, "O Abaporu", criou suas figuras com grandes pés e sem um rosto definido, que chamam a atenção pelo colorido sóbrio, em cores terrosas, que valorizam a essência da cerâmica.

Comunicativo, para rimar com Ivo, Diodato prestou-me um curto, mas valoroso depoimento.  Interesante no seu trabalho é que, no sentido oposto à vertente natural da maioria dos artesãos de Tracunhaém, que seguem a linha do conhecido santeiro Zezinho, de traços barrocos e rebuscados, Ivo Diodato, nas suas linhas mais puras e nas suas cores mais sóbrias, conquista de imediato, um público variado, plural. No vídeo e na foto, uma amostra desse grande Artista pernambucano. 

Retirantes


Carlinhos é o seu nome.. Menino novo, mas competente.. Aprendeu com os Mestres artesãos de sua terra Sertânia e mostrou que aproveitou bem a lição.. Encontrei Carlinhos em seu box na última FENEARTE e solicitei dele um depoimento para o Blog, que me concedeu com a sua característica simpatia e humildade.  O som do vídeo ficou um pouco prejudicado pelo barulho intenso de milhares de pessoas circulando pelo Centro de Convenções de Pernambuco, num dos derradeiros dias da grande Feira de Artesanato.  Mas acho que valeu a pena trazer a arte de Carlinhos para enriquecer esta página do Blog.
Arte extraída do sofrimento

Eu tinha ficado de voltar, para comprar a ele um par de retirantes (a escultura em madeira que é sua especialidade), uma peça de linhas simples mas muito belas que retrata bem o sofrimento do nordestino no flagelo da seca.. Destinar-se-ia a presentear meu filho, que vou visitar nos EEUU, durante o mês de Agosto vindouro e parte de Setembro.. Terminei afastando-me do local, e de box em box, concluindo minha visita à Feira, sem ter voltado para comprar-lhe o artesanato.  Mas resolvi o problema, adquirindo duas peças do mesmo Artista, desta vez na Casa da Cultura, ontem.. Nossa homenagem a mais um artista de valor desta terra de tantos valores..


Acesse aqui o vídeo:
http://www.youtube.com/fredcrux1#p/u/1/sI4GkKNZPKo



Nenhum comentário:

Postar um comentário