domingo, 6 de fevereiro de 2011

STARS AND STRIPES FOREVER







Sou fascinado pela música de John Philip de Sousa.  Esse filho de imigrante português e mãe alemã compôs uma das mais belas páginas musicais para bandas militares, que tornou-se o segundo hino dos Estados Unidos da América.  Stars and Stripes Forever é uma marcha envolvente, vibrante e que nos leva a acreditar que a música realmente nos proporciona –por minutos- uma alegria incontida.  Assim como em “Ode à Alegria” (4° mov da 9ª. Sinfonia de Beethoven), é impossível ficar estático ou indiferente a uma marcha de Sousa.  Tenho como relíquia três arquivos em mp3 dessa já mais que centenária marcha: a primeira gravação da música, de 1897, um ano depois de composta, foi feita em cilindro de cera, pela Colúmbia Records; uma outra, de 1917, já em disco mecânico de 78 rpm e uma terceira gravação, esta digital, de 1997, com a Dallas Wind Symphony.  A primeira e a última vão aqui reproduzidas, juntamente com a fotografia desse Mestre da Música que soube como ninguém eternizar nos metais de uma banda marcial toda a energia e emoção em forma de som.

3 comentários:

  1. Eu diria, JPSousa é a bússola para quem deseja ser musicista criador.

    Parabéns por esta maravilhosa oportunidade que voce nos dá, em conhecer a grandeza dessa genialidade que é o JPSousa.

    Obs.: Eu digo sempre que, os grandes vultos que nos edificam com suas histórias de vidas, jamais devemos nos referir como se fossem do passado.

    ResponderExcluir
  2. é isso aí, hamilton..vc resumiu tudo na última frase.. ai de nós se não fossem os gênios criadores que nos antecederam !

    ResponderExcluir
  3. Com muita Honra, a banda da qual faço parte, executará essa maravilhosa marcha neste 2011 no concurso de bandas de música do Governo do Estado.
    Grato pelo Post.

    ResponderExcluir