quinta-feira, 3 de abril de 2014

MEMÓRIAS DO FSTUDIO - O CD DE FÁTIMA DE CASTRO

Revendo ontem uns vídeos antigos sobre nossa atividade no F Studio (que duraram exatos 18 anos) tive o grato prazer de assistir a esse vídeo que mando pra vocês.  Trata-se de um trabalho muito bacana da compositora Fátima de Castro, esposa do também compositor Bráulio de Castro.  Essa dupla de artistas é muitas e muitas vezes vencedora de Festivais de Música aqui no Recife e em outros Estados da Federação.
Experientes e competentes, têm o condão de transformar em sucesso seus trabalhos em parceria ou também individuais.
Fátima e Bráulio compuseram todo um CD de canções dirigidas ao público infantil (mas também plenamente necessárias ao público adulto), tratando de uma coisa de que o Brasil é tão carente: EDUCAÇÃO, ÉTICA, MORAL, RESPEITO AO PRÓXIMO.  Esses valores que hoje (e sempre) foram tão relegados a um segundo plano por nosso povo.
Coisas simples, fáceis de praticar, como dar bom-dia, agradecer, perdoar, jogar lixo na lixeira, etc...
Coisas simples, mas tão importantes na vida de uma sociedade.  Vida que começa na vida de cada cidadão que nasce, cresce, vive e morre dependendo dos outros.  E quase nunca dando o devido valor, o merecido respeito, a esses vagos "outros"...
Quando fomos partir para a gravação das vozes, chamou a atenção da Imprensa, em especial da Televisão (no caso a TV Globo local) essa atitude do casal de compositores.  E foi ao ar esse vídeo, que copiei à época, do telejornal local da Globo e agora trago para vocês.  Emocionem-se e divirtam-se com aquelas criaturinhas tão belas e sensíveis à boa mensagem que Fátima e Bráulio lhes trouxeram.



8 comentários:

  1. Que bacana, Fred! Deve ter dado um trabalhão gostoso botar esta criançada toda num espaço tão pequenininho pra soltarem a voz!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Era o antigo estúdio, Was.. pequeno mesmo. Mas coube a meninada toda e ainda sobrou espaço pros gritos deles, hehehe. Essa gravação foi de 1999. Eu ainda tinha cabelo, hahaha

    ResponderExcluir
  3. No antigo estúdio, de Fred Monteiro! Muito boa a gravação e o registro na Televisão!

    ResponderExcluir
  4. As vezes dá uma saudade danada daquele estúdio, Samuca! Eu preciso falar contigo, mas meu telefone detonou e perdi todos os contatos. Manda pra mim por email, por favor, teu endereço e telefone. Quero botar o papo em dia e levar meus folhetos de cordel pra sua biblioteca, hehehe

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha, Fred! Você, como sempre, nos surpreendendo; até eu senti saudade do meu tempo de menina, cantando na escola; só nunca pude pensar, juntamente com o nosso coralzinho, é que no futuro, crianças de uma creche-escola carente teriam tamanho privilégio: gravar um disco e ainda por cima, tendo como "regente" uma figura maravilhosa chamada Fred Monteiro. Parabéns, por tudo o que fez e faz pela nossa acultura. Um abraço. Você sabe que sou sua fã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei sim, Zulma. E isso me deixa muito orgulhoso, principalmente partindo de você, uma pessoa culta e de relevância em tudo o que faz e escreve. Fátima e Bráulio realmente têm feito um belo trabalho educativo com crianças dessa creche, ligada à sua atividade assistencial em Olinda.

      Excluir
  6. Puxa vida, meu caro mestre Fred. Agora me pegaste no contrapé da emoção. Sinceramente, um trabalho lindo desses emociona qualquer vivente, por mais indiferente que seja. Proporcionar oportunidade como esta, de transmitir, via música, os mais caros princípios morais que deveriam sempre servir de parâmetro para vivermos em sociedade, a essa meninada dentro dessa encantadora faixa etária de 4 a 6 anos, realmente é uma obra tão grandiosa que não ouso mensurá-la.

    Somente seres humanos do seu quilate, predestinados a irradiar luz para esse mundo, são capazes de tamanha generosidade.

    É por isso que cada vez mais me orgulho de tê-lo como amigo e mestre.

    Com muita emoção,

    Diretamente daqui da fronteira gaúcha, um forte abraço.

    Alamir Longo

    ResponderExcluir
  7. Meu caro Trovador Alamir, orgulho de Quaraí, nos pampas gaúchos, você me deixou agora sem jeito. É elogio que não mereço. Minha participação aí foi mínima. Fátima de Castro tem uma dedicação maternal por essas crianças e ela, neste trabalho, cuidou com muita visão de futuro de ensinar cantando os bons caminhos da solidariedade, limpeza, educação cívica, religiosidade, ética, enfim, todos os grandes valores que nossos governantes não somente omitem, para manter o povo escravizado às suas esmolas, como não têm e fazem questão de demonstrar isso, como nos escândalos diários vemos nesses últimos tempos de um Brasil abandonado à própria sorte. Abraço, meu caro amigo!

    ResponderExcluir