terça-feira, 17 de dezembro de 2013

ESTAMOS DE VOLTA !

Na Rua da Aurora, com o compositor Heleno Ramalho, de branco, à direita

Quase dois meses de férias.  Mas quase três anos no ar.  Valeu a pena parar, para fazer um balanço e descansar vocês.  Estamos de volta, a partir de hoje. E com um assunto que talvez interesse a todos os que acompanharam o nascimento e a trajetória do Bloco Flor da Vitória-Régia.  Em setembro passado, o Bloco completou 15 anos de fundação. E oito de recesso.  Como o Carnaval já se aproxima, talvez valha a pena reviver esses oito anos de atividade, do primeiro desfile, em fevereiro de 1999, ao último, no Carnaval de 2005.  
Ano que vem também completará 15 anos a maior festa dos Blocos líricos do Recife, a "Aurora dos Carnavais", idealizada pelo Poeta Romero Amorim.  O nosso Bloco recebeu um convite da organização para participar, como um dos 3 blocos que inauguraram a festa, no ano 2000.
O Bloco Flor da Vitória Régia foi agraciado pelos compositores carnavalescos do Recife com 16 marchas de bloco (ou frevos-de-bloco, se preferem).  Acho que é um dos campeões, nesse sentido. Prova do quanto foi (e é) querida a nossa agremiação.
Instado por um amigo (e perseguidor do Bloco, também), listei hoje pela manhã todas essas músicas.  E a partir de agora, duas vezes por semana, às terças e sextas-feiras, vou transcreve-las aqui no Blog e no Jornal da Besta Fubana,  Para evitar "protecionismos", seguirei a ordem alfabética das canções.
Assim, vai abaixo a primeira delas: 

A CURVA DO RIO
(Heleno Ramalho)
Interp.:  Orquestra Vitória-Régia e Coral Meus Amores

Chega, vem cantar saudade
Ó pastora amada, 
Que já vai meu dia
Canta, que o tempo é breve
e passa mais leve
Se tem alegria
Quando me abraçar a noite
com aquele açoite 
De adeus final
Lembra da Vitória-Régia
A flor mais vistosa
Do meu carnaval

É bonito ver o Bloco a resplandecer
O luar de Casa Forte e a minha inspiração
Se a curva lá do rio me faz reviver
Mais uma lembrança acorda
Batendo nas portas do meu coração


16 comentários:

  1. Caro Fred, seja muito bem vindo de volta!
    Recomeçou bem com esse histórico texto e a letra do frevo-bloco do Mestre Heleno..
    Bota o bloco da Papuda na rua, Mestre Fred!
    Vai bombar!
    Abração,
    Ligia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Lígia. Esse frevo de bloco de Heleno é massa demais. Ele nasceu numa conversa no Café onde ensaiávamos o Bloco, na Praça de Casa Forte. Eu contava a Heleno minhas presepadas de fim de semana, quando pegava um bote de areieiros do Rio Capibaribe, que moravam no Poço da Panela e junto com a "macacada", o filho do dono do bote, meus irmãos e mais dois primos, varejávamos até o sangradouro do Açude de Apipucos, que fica perto de uma curva do Rio, pra tomar banho. Naquele tempo o rio era limpinho, uma beleza.. e quando a maré começava a secar, voltávamos a favor da correnteza. Diversão pura! Heleno pegou parte do mote e saiu essa coisa linda.

      Excluir
  2. Parabéns! Conte comigo, pelo menos como leitor e comentarista! Né não?

    ResponderExcluir
  3. Caro Fred, boa noite.
    Infelizmente, pessoas com a envergadura cultural do caro amigo não podem se dar ao luxo de preguiças eventuais. A mediocridade reinante sonha em ocupar espaços que cultuam o bom gosto musical, prezam o aprimoramento intelectual e valorizam a cultura.
    Seja bem vindo a um espaço do qual jamais deveria ter saído.
    Receba meu abraço fraternal.
    Mauro Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Mauro.. Muito obrigado pela gentileza do comentário. Eu tive que me afastar um pouco mesmo. Excesso de trabalho (e dizem que aposentado não tem o que fazer, hahaha) e também uma viagem que não se concretizou (por um acidente de percurso, mas já está sendo remarcada). Abraço grande e lembranças ao bom povo de Ribeirão dos Pradas!

      Excluir
  4. Oi, Fred, merecidas férias, e ótimo esse retorno!
    Vai que vai, amigo, e bom mesmo a publicação em ordem alfabética!
    Abraços,
    Samuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas, rapaz, Seu Samuca! Só agora que percebi que um dos frevos mais lindos que o bloco ganhou, que é o seu "Vitória-Régia", vai ficar lá no final... Mas, é justamente pra fechar com CHAVE DE OURO essa sequência. Já estou decidido a fazer uma compilação e editar um CD para o pr[óximo Carnaval, com esses 16 "blocos", que acha?

      Excluir
  5. Fred, boa noite!
    Bonito frevo de bloco. Bem inspirado estava o seu autor quando o compôs. A idéia de colocar os 16 frevos num cd é genial. Um brinde aos amantes do gênero e admiradores do Vitória Régia. Um prêmio para quem teve o privilégio de vê-lo nascer e acompanhar os seus desfiles pelas ruas de Casa Forte. Além de matar a saudade, é claro...
    Já ficarei na expectativa do próximo frevo de bloco.
    Estou no aguardo do fornecimento dos dados para contato com o José Constantino. A letra para JUSTA CAUSA já está pronta. Fi-la tão logo você me forneceu o nome do frevo. Assim pude encaixar o título na letra, que veio sob medida para o tema desejado e para a troça para quem desejo destinar: ACORDA PRÁ TOMAR GAGAU. Encaixou como uma luva. Com a autorização dele, pretendo fazer uma gravação e encaminhá-la ao presidente da dita agremiação para apreciação e quem sabe ser cantada no carnaval que se avizinha. Claro que você receberá cópia para análise e veredicto, bem como o próprio José Constantino, antes de enviá-la ao presidente daquela troça.
    Um forte abraço.
    Amaury Queiroz – Natal-RN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Amaury.. Eu ia viajar no dia 12 para os EEUU e passar um mês por lá, mas a viagem foi interrompida por um pequeno acidente e não viajamos. Assim vai me sobrar tempo para falar com José Constantino sobre seu projeto e lhe passar o contato dele. Acho que vocês vão se entender bem sobre o projeto. Abraço.

      Excluir
  6. Desconfio que a interrupção, embora para descansares, teve o intuito de deixar-nos viúvas e órfãos destes Sete Instrumentos. Feliz retorno!
    abraço
    maria-maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Obrigado por seu comentário sempre espirituoso e amigo. A intenção foi mais descansá-los mesmo. Mas volto, com todo gosto ao batente pra mostrar esses nossos trabalhos e agradecer sempre a vocês, que me dão a honra da sua presença. Abração!

      Excluir
  7. Jorge Macedo escreveu: Feliz retorno meu caro amigo Fred Monteiro! A cultura popular, em especial o nosso carnaval, está de parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Jorge, meu caro amigo. Feliz estou eu em contar com uma presença do seu porte aqui no nosso modesto espaço. E muito obrigado pelo elogio. Abraço forte!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Lau.. VAmos fazer o possível pra não parar mais nem tão cedo. Esse ano foi meio atribulado.

    ResponderExcluir