sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

AS MÚSICAS DO BLOCO FLOR DA VITÓRIA-RÉGIA (2)


Com Getúlio e sua filha Alessandra, nos carnavais da vida
Dando sequência à série inciada terça-feira passada, trago hoje uma música que cantamos bastante nos nossos desfiles. É uma parceria minha (letra) com Getúlio Cavalcanti (música).  Foi gravada no CD "O Som dos Blocos", que produzi em conjunto com o Bloco Eu Quero Mais, de Olinda. Um disco que fez muito sucesso na época e que até hoje toca nos programas carnavalescos da Rádio Universitária, de Hugo Martins (O tema é frevo) e Miriam Leite (O Bloco está na rua). Com Orquestra e Coral Vitória Régia, na época formado por Henny, Tatiana, Dalila, Dulce, Adeilda, Edla, Eunice, Fátima, Leone, Mida, Naize e Valdênia. Arranjo do Maestro Duda.

Eis a letra:

Cigarras de Casa Forte
Por que sumistes da Praça?
Já vai tão distante o tempo
Em que cantavas com graça
Nas ruas da minha infância
Relembro teus madrigais
Nos galhos das pitombeiras
Dos cajueiros e trapiás

Cigarras, quanta saudade!
Daquelas tardes dolentes
Das noites de serenata
Luares resplandescentes
Se agora eu choro a mágoa
De ter perdido teus ais
Me consolam as pastorinhas
Que acalentam meus carnavais
(Nas proezas de Flor da Lira
Vitória-Régia e Eu Quero Mais)

A música vai aqui:

9 comentários:

  1. Beleza, primo. Quadrão em septilha com tônicas na segunda e sétima, é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, primo. Esse modo presta-se bem nas composições de marchas. Já têm um ritmo próprio, bem binário mesmo. Os versos complementares (entre parêntesis) foram acrescentados pelo Getúlio, à guisa de refrão. Tenho algumas parcerias com Getúlio onde ele faz sempre a música e eu a letra. Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Excluir
  2. Fred, boa noite:
    Frevo excelente. Beleza de letra, enriquecida pela melodia de Getúlio Cavalcanti, de quem sou fã pelos bons frevos que produz.
    Um abraço. Amaury.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela metade que me toca, Amaury. Realmente Getúlio tem uma obra frevística invejável e durante um bom tempo atuamos em parceria em 3 ou 4 frevos de bloco, o que muito me orgulha. Abração!

      Excluir
  3. Que beleza de letra e música, Mestre Fred! E a qualidade da gravação,hein? Só fica sentado quem tiver ruim das pernas.

    Um abração e obrigado por essa relíquia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como falei acima, Alamir, obrigado pela metade que me toca, hahaha. E obrigfado também pelo elogio à gravação. Foi no meu estúdio, com uma orquestrinha formada por mim e meus filhos mais uns quatro amigos músicos, acompanhando o coral do Bloco Flor da Vitória-Régia. Abração!

      Excluir
  4. Caro Fred: estive lá pelas bandas do Perú e, somente agora, estou matando a saudade de tudo o que é nosso. Aí, vem você com essa musiquinha linda e faz o meu domingo ficar mais feliz. Beleza, meu caro! Um abraço e o desejo de que 2014 não seja apenas uma virada de calendário. Muita saúde, paz e prosperidade para você e a sua linda família.

    ResponderExcluir
  5. Cara Zulma. Continue indo e vindo, entre o Brasil e o resto do mundo. MAs voltando será sempre recebida com um abraço desse seu amigo, em 2014 e enquanto esse mundo velho existir. Paz, Saúde e muita Energia para você também. Obrigado pela sua amizade.

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Fred Monteiro,
    Que beleza esse Frevo das Cigarras...AMAIIIIIIIIIIIIII.
    Procurei no Youtube não o encontrei.
    Vc tem o arquivo em algum site na internet?
    Gostaria de ter esse frevo...Vc sabe o quanto gosto de FREVO,...

    Não estou encontrando a sua página no FACEBOOk , será que me deletou? rsssss
    Se ainda tiver, que tal postar esse frevo lá ?
    Grande abraço e um excelente Carnaval.

    ResponderExcluir