segunda-feira, 9 de setembro de 2013

MINI-TRIATHLON, POR QUE NÃO?

Na linha de chegada, em primeiro lugar
na categoria "Veteranos-acima de 35 anos"
Eu tinha 42.
Vocês devem ter notado que eu passo muito tempo sem postar nada sobre exercício e esporte.  Às vezes tenho até vontade de suprimir esse marcador. Mas, como sempre tem alguém interessado, vou mantendo.

E para os interessados, surgiu-me agora a vontade de falar sobre um esporte pouco praticado e muito menos disputado, ainda: Triatlhon.   Essa reunião de três esportes que se combinam de forma extraordinária tem tudo o que uma pessoa precisa para movimentar todos os músculos do corpo, mesmo, senão vejamos.

Na natação usamos muito mais os membros superiores do corpo, ficando as pernas -num trabalho de mais resistência que velocidade- encarregadas de manter o equilíbrio e direção do nadador; em seguida, no ciclismo, os membros superiores são menos utilizados, e o trabalho das pernas fica mais evidente, embora facilitado pelos mecanismos da bicicleta (principalmente se têm câmbio ajustável); finalmente, na corrida, usam-se indistintamente pernas e braços, claro que com muito mais esforço para os membros inferiores. 

É, portanto, atingido um grau de uso máximo dos nossos membros e -ainda assim- com uma dinâmica particular para cada um deles.

Antes de mais nada, por que acontece essa espécie de "medo" de correr o triathlon?  Creio que a modalidade amedronta até os mais destemidos maratonistas.  E sem a mínima razão. 

Ocorre que convencionou-se que o IRONMAN (que na verdade é uma prova de -podemos chamar assim- Super-Triathlon e tem doses cavalares para qualquer atleta de excelência.  São 3.800 metros de natação no mar, 180 quilômetros de bicicleta e 42,2 de corrida, ou seja, uma Maratona (o que por si mesmo é uma prova massacrante.)

As distâncias do Triathlon Olímpico não são assim tão impossíveis, para quem está em boas condições físicas.  Compreendem 1.500 metros de natação, 40 quilometros de bicicleta e 10 de corrida. 

Observem que a proporção entre as provas é de 1,5 / 40 /10.  Se quisermos correr essa prova com toda segurança nos nossos treinamentos iniciais para o triathlon olímpico, podemos atribuir qualquer distância observando essa proporção.  Foi assim que eu sempre treinei, quando me preparei para o único triathlon da minha "carreira" de desportista. 
Um diploma conquistado a duras penas. Não havia medalhas
para veteranos (a partir dos 35 anos) porque imaginaram
que nós não terminássemos a prova.
Como já publiquei, aqui mesmo no blog, participei de uma prova promovida pelo Exército Brasileiro, em Olinda, 1988, cujas distâncias foram simplificadas, justamente para tentar popularizar o esporte.  Corremos então 750 metros de natação, 15km de bicicleta e 7 de corrida, ou seja um meio-triathlon.

E por que não começarmos com 15, 20 ou 30 % de um triathlon olímpico ? Somente para testar e passar a gostar (ou não) do esporte?

Por isso tudo, resolvi que, pelo menos um dia na semana, vou praticar novamente essa modalidade tão divertida. Comecei, neste feriado de 7 de setembro, com pouco mais de 15% das distâncias, isto é,  225 metros de natação (9 voltas numa piscina de 25 mts), 8.200 de ciclismo e 2.550 de corrida.  Simples demais. Qualquer atleta que faça os três esportes em separado conseguirá uni-los num bloco só.

Pretendo aumentar os percentuais (mas não tenho mais pretensões de voltar a competir mesmo) e cumprir até 30% ou 40 % da prova.  Até lá, vou nadando, pedalando e correndo.  

A logomarca que criei em 1988 para a "equipe do eu sozinho"

6 comentários:

  1. Caro Fred:
    Você é mesmo um exemplo de dinamismo físico e intelectual. Parabéns!
    Se eu fosse participar de uma brincadeirinha dessas, o resultado seria o seguinte: 42 metros de corrida = 1 balão de oxigênio; 50 metros de bicicleta= 5 quedas; 25 metros de natação = 1 afogamento. Rsrsrsrs
    Lembro-me que a maior corrida que já fiz na minha vida, foi da Polícia, no tempo do regime militar. Essa eu venci, viu?
    Assim sendo, com a devida vênia, deixo para você as peripécias olímpicas e fico à espera dos seus escritos que me deleitam e têm sabor de tudo.
    Um abraço e tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA Irmã Z, essa foi ótima. Eu pratiquei muita caminhada no tempo em que andava pelas areias da favela de Brasília Teimosa, no início dos anos 60, cobrando os pescadores inadimplentes com a Caixa de Crédito de Pesca.. Eu tinha 14 anos e a favela era num areial que parecia o Saara. Também andei muito e subi muita escadaria de prédio de consultórios médicos, fazendo propaganda de produtos farmacêuticos a partir dos 17 até os 19 anos. Bati esta cidade do Recife a pé, nesse tempo em que também fazia vendas e cobrança. Acho que vem daí essa disposição.

      Excluir
  2. Caro Fred, bom dia.
    Caro amigo, durante muito tempo, o único esporte que eu pratiquei foi o halterocopismo. Hoje pratico esporadicamente.
    Para você ter uma ideia da minha forma física deplorável, a Irmã Z está infinitamente mais bem preparada do que eu. Preciso criar vergonha na cara e começar e me mexer.
    Um forte abraço
    Mauro Pereira

    ResponderExcluir
  3. Força, amigo Mauro ! É deixar a preguiça na cama, sair cedinho e caminhar meia hora por dia, umas 4 ou 5 vezes na semana e logo você vai me desafiar pra um minitriathlon desses. Maratona eu não topo mais não. IROMAN, nem pensar. Nunca sonhei com doidice maior do que a que eu já carrego comigo.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Fred Monteiro

    Mesmo com essa sua tentativa "limitada", haja fôlego!!!

    Parabéns, meu amigo!

    Abraço,

    Claude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claude ! A idéia é chegar dentro de mais unbs dias aos 30 a 40% do triathlon olímpico. ou seja, 450 a 500 mts de natação, 12 a 16 km de bicicleta e 3 a 4 km de corrida. E depois voltar a fazer o meio triathlon 750 mts/ 20 km / 5 km.. Devagar eu chego lá, hehehe Abração !

      Excluir