segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

SEMPRE JUNTOS, MEU PAI !

Faz três anos que perdi o meu melhor Amigo.
O meu mais justo Conselheiro.
O meu Guia e meu Exemplo de Vida.
Seu nome, que originou o meu, como ele me originou, é Frederico.
Não, não morreu.
Retiro o que disse aí em cima: eu não o perdi.
Ele está sempre comigo, no meu coração e na minha alma.
Nos meus sonhos e nas minhas tarefas do dia-a-dia.  
Paizinho, você jamais morrerá.
Estaremos sempre juntos, meu Velho.
Neste ano e em todos os anos que virão.
Para o que der e vier.
Muito obrigado por ser seu filho.
Eu nem merecia tanto.



26 comentários:

  1. Fred, meu irmão, a saudade é grande, mas a felicidade de ter tido um pai como o nosso tem que ser maior que ela, temos a certeza de que, quem amamos não morre, apenas muda-se temporariamente para dentro do nosso coração pois um dia estaremos todos juntos.
    Se eu tivesse de definir nosso pai em uma palavra, escolheria DIGNO, pois ele sempre o foi, merecedor de todas as qualidades e virtudes que são inerentes a um verdadeiro HOMEM.
    Seu Fredinho... Quanta saudade! Até um dia!
    Dulce

    ResponderExcluir
  2. Magro, é impressionante a semelhança de teu pai com teu irmão Jayme!!!..
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Irmão

    Saudade,quantas lembranças, exemplos de montão.Ser humano integro,pai inesquecivel,esposo leal,carinhoso. UM modelo de homem a ser resspitado e seguido. Meu Pai meu amigo te amo muito lhe sou eternamente grata por tudo. muita paz.Leninha

    ResponderExcluir
  4. Passaram-se dois anos, eu pensei que a saudade ia diminuir... O amor e o orgulho de ser filha de um HOMEM DIGNO como meu pai só aumentaram... Beijos Aninha

    ResponderExcluir
  5. Que Deus o abençoe onde se encontrar, Sr. Fred, pois deixou aqui nesta sua última existência um grande legado de exemplos maravilhosos!
    Lembro-me muito do seu jeito simpático e bonachão de nos receber com aquele sorriso contagiante cheio de muito carinho e alegria!
    Admirava muito o seu amor pelas plantas e como sabia cuidá-las ! O jardim da sua casa sempre foi lindo!Lembro-me de uma parreira que plantou ao lado do terraço da sua casa e que deu muitos cachos de uvas, que mãos abençoadas!!!! Receba as nossas mais sinceras vibrações de paz e seja cada dia mais feliz!!!
    Parabenizamos seus filhos, por tê-lo como grande e dedicado pai nesta atual encarnação!
    Fred e filhos do grande HOMEM Sr. fred, recebam o nosso abraço amigo: Diana Coimbra Araújo.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Diana, por palavras tão reconfortantes; obrigado ao amigo Walter e às manas, pelas palavras de gratidão a esse nosso pai/herói inesquecível.

    ResponderExcluir
  7. Vovô tocava embolada na mão..."Pararapá, eu disparei minha cumbre/meu louro dê cá o pé/Eu vi a póiva derramar"!
    Daí ele puxava a chapa pra fora e fingia que era um monstro e a gente gritava e ria! E ele ria com a gente.
    Passeei muito de carrinho de mão com vovô, no quintal de areia, no meio das papoulas mais lindas do mundo!
    Vovô conseguiu fazer uma parreira dar cachos em Recife!!
    Vovô fazia a gente sentar na mesa redonda azul, de alvenaria e comer as melhores compotas de frutas, feitas por Vovó Ia e os patês deliciosos feitos por Tia Dulce até a barriga doer!!:D
    Vovô me chamava de minha Tatinha e me dava um abraço gostoso!
    Sempre foi um avô preocupado e presente.
    Eu sempre o admirei muito!
    Papai seguiu cada um dos seus passos.
    E sei que será um avô, pro meu Theo, como vovô Ied o foi para mim!
    Um beijo, vovô!
    Um beijo, pai!
    Tati (filha e neta orgulhosa de suas raízes)

    ResponderExcluir
  8. Tenha certeza, Tati.. Theo vai ser muito paparicado feito vc foi por Paizinho.. Estou aguardando ansioso pelo meu novo neto !

    ResponderExcluir
  9. O dia 07/01 será sempre lembrado por nós como o dia da saudade de um HOMEM cumpridor de suas obrigações, solidário e um realizador.Um HOMEM que para cada um que lhe procurasse tinha a palavra certa, em nenhum momento nos faltava com seus conselhos, suas histórias da CERNE, RAUL LEITE, SAELPA e por fim o A associação dos Vendedores Viajantes. Quantas vezes vimos sua carteira de trabalho e com que orgulho nos mostrava, era emocionante! Para os menores as estórias, principalmente a do coelhinho e tantas mais.
    Como fomos tão privilegiados em termos em nossas vidas tão bons professores: Sr. Fred e D.Maria.
    Obrigada meu Deus por ter-me dado essa família tão linda.
    Beijos,
    Marta

    ResponderExcluir
  10. Pois é Martinha.. Quem dera todas as pessoas do mundo tivessem tido um pai como ele. Com certeza o mundo seria melhor !

    ResponderExcluir
  11. Tio Fred tinha uma personalidade marcante, falava com intensidade. Foi uma boa emoção rever a foto dele ("é como se fosse ontem") e ler as palavras do filho. Grande abraço, extensivos aos primos e primas. Pedro Lincoln

    ResponderExcluir
  12. Pedro, esse nosso amor pela família se estende a todos, indistintamente. Pode acreditar que ainda guar do a lembrança de Tio Lincoln, na casa da Rua Senador Pompeu ou no Sítio do Papai, no Pici, nas curtas férias que passei com vocês em Fortaleza. Lembrança nítida de um homem sério, bom e muito católico e de uma Tia Ruth maravilhosamente mãe. Grande abraço a todos vocês Mourão Mattos que moram também no meu coração.

    ResponderExcluir
  13. Olá Fred,
    Acho muito bonito este seu lado família. Sempre prestigiando e mostrando seus laços.Uma boa base familiar é tudo. Perdi meu pai faz pouco mais de um mês, posso dizer que depois de minha adolescência agitada e ao ficar mais centrada, com a vida resolvida, passamos a ter um ótimo relacionamento e eu passei a ser uma das filhas mais queridas, pelo carinho que eu dava a ele. Senti muito er ainda sinto.
    Meu abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  14. Obrigado Dalinha ! Deus foi tão generoso comigo que além de ter-me dado um pai e uma mãe maravilhosos, me fez parecer até fisicamente com meu herói, Seu Frederico ! Ele realmente é insuperável.

    ResponderExcluir
  15. Oi meu irmão adorado, passei o sábado e o domingo vendo o show de Roberto Carlos só para ver e ouvir ele cantar a música Meu querido meu velho meu amigo e outra que todos querem ser mas só ele é O Cara .Carinhoso,companheiro,amigo, acolhedor,cavalheiro,respeita e ama a todos do jeitinho que cada um é com suas virtudes e seus defeitos,amante amigo da nossa princesinha D. Maria,em fim nosso PAIZÃO é O CARA.Te amo anjo adorado.
    Meu PAI o senhor É e será sempre,MEU QUERIDO ,MEU VELHO,MEU GRANDE E MARAVILHOSO AMIGO!!!!!!!!!!!!! E agora mais um pouquinho. ESSE CARA É MEU PAIIIIIIIIIIIII. ABENÇÃO MEU PAI. Rutinha (como sempre me chamou)

    ResponderExcluir
  16. É mesmo Ruth..Meu querido, meu velho, meu amigo e Amigo são duas músicas de RC que eu gosto de ouvir e só me lembram Paizinho, meu grande Amigo das horas incertas! Bjo grande, minha irmã.

    ResponderExcluir
  17. Querido Irmão
    Passamos nais um ano sem o nosso querido velho mais que amigo um verdadadeiro ícone em nossas vidas.Ele estará sempre nos norteando e tenho certeza que junto a Dona Maria abençorão hoje e eternamente nossos passos. Muito carinho Leninha

    ResponderExcluir
  18. Estão sim, Lenita ! Eu estou sempre sentindo a presença deles. Bjo grande !

    ResponderExcluir
  19. Hoje acordei com uma saudade danada de seu Fredinho, mas ela já esta diferente dos anos atrás, finalmente passei a aceitar a sua partida não como o dia da sua morte mas da sua libertação, descansou do peso dos seus quase 93 anos, sinto que ele esta muito bem, livre das amarras impostas pelo seu físico debilitado, agora na sua plenitude espiritual encontra-se junto com Mariazinha nos orientando, velando nossos sonos, inspirando-nos e nos incentivando a vivermos unidos como família.
    Ele sempre estará presente em nossas vidas pois ele é a verdadeiro herança que Deus nos deu.
    Papai nos deixou seus exemplos de infinita bondade, caráter, dignidade, verdadeiro amor, tenho muito orgulho de ser sua filha seu Fredinho um dia nos encontraremos!
    Dulce

    ResponderExcluir
  20. Fred, muito lindo o amor que você sente por seus pais, e você está certíssimo, o amor nunca acaba, ele sempre estará presente em nossos corações e em nossa alma, porque os laços espirituais são eternos!
    Cristina Monteiro

    ResponderExcluir
  21. Verdade Cristina.. ninguém esquece os que ama e são por eles amados. As ligações espirituais são realmente eternas.

    ResponderExcluir
  22. Querido Fred,
    Solidarizo-me com você pois também tive um pai que, embora não convivesse muito comigo, era meu referencial - meu sul e meu norte. Poeta e tocador de violão, de quem, graças a Deus herdei o gosto pela poesia popular. Ele também ainda é meu herói!
    Muitos beijinhos,
    Rosário Pinto

    ResponderExcluir
  23. Oi Rosário.. Realmente, quem teve a nossa sorte de ser guiados por homens justos e bons e deles absorver exemplos e ensinamentos, só pode ser muito feliz e agradecer ao Criador por esta rodada na Vida. Obrigado pela visita e pelo comentário.

    ResponderExcluir
  24. Olá Fred
    Muito linda e merecida a homenagem prestada ao querido cunhado e primo Fred,aliás com o mesmo carinho e reconhecimento a Nossa irmã Maria.
    Os dois viveram em função dos filhos mas em compensação colheram os frutos plantados em terreno fértil. Leio com frequência suas crônicas admirando-as pelo conteúdo e amor aos seus familiares. Parabéns Tio Edir

    ResponderExcluir
  25. Obrigado mais uma vez, Tio Edir, pela presença e pelo comentário. Realmente, não dá para esquecer o tesouro que nós
    tivemos tão perto e por tanto tempo, graças a Deus. Meus pais nos deram tudo o que somos hoje, a partir de uma formação sólida e cristã.

    ResponderExcluir