sábado, 10 de novembro de 2012

ESTÃO VOLTANDO AS FLORES... E O FREI-VICENTE TAMBÉM !


Um caju apressadinho
Estão voltando as flores. A Primavera as trouxe de volta e junto com elas, o prenúncio do Verão.
O deste ano parece que está meio apressado, pois começam a subir as colunas de mercúrio dos termômetros. 
Das flores aos frutos é um passo e um passarinho.

Frei-Vicente voltou !
E aqui da minha varanda, das minhas janelas, observando com avidez as cores e as flores, os frutos e os pássaros que se apressam a veranear conosco, faço da minha ânsia de Sol e de Luz, aquilo que a fotografia, essa mágica ao alcance de todos me autoriza a fazer.

Registrar a Vida é um dos maiores prazeres que o ser humano pode ter.  E eu aproveito minhas idas e vindas curiosas a varandas e janelas, para escrever com luz (foto - grafar) os tons e os sons da vida.  Como nessas fotos de um caju apressado emergindo de um mar de folhas no imenso cajueiro do Sítio vizinho.

E também flagrar a beleza de um "frei-vicente" que veio extemporaneamente pesquisar o inquieto mercado imobiliário local da azeitoneira do nosso Condomínio.  Não sei se é o mesmo do Outono passado, mas está tão belo quanto aquele que foi objeto de uma pequena crônica aqui no Blog.   



Uma nota de correção.  Estou sempre dando fora em matéria de ornitologia.  O caro Professor Galileu Coelho, que já me corrigiu na matéria anterior, quando chamei de guriatã-de-coqueiro um frei-vicente (tangara cayana), acaba de me dar mais uma aula, Na verdade esse pássaro aí é que é a guriatã (euphonia violacea).  Feita a correção, onde está o "frei-vicente", leiam "guriatã".. Desta vez é ela mesma !  Nada como ter um amigo que é a maior autoridade em Ornitologia do Nordeste !!  Obrigado, Mestre Galileu !  O texto anterior, a que me refiro, está aqui: http://www.seteinstrumentos.com/2012/05/o-recife-ainda-e-verde.html 

7 comentários:

  1. É uma giriatã (Euphonia violacea), macho, também chamada de vem-vem, vi-vi ou gaturamo. O frei-vicente é (Tangara cayana), veja:
    http://www.flickr.com/photos/39913298@N06/6090846948/

    Galileu Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Professor Galileu.. Eu quase que chamava o bichinho de guriatã feito da outra vez.. mas como vc me corrigiu eu pensei que era o frei-vicente de novo. Vou corrigir o título, então. Mais uma vez obrigado.

      Excluir
    2. E o primeiro nome da espécie (o gênero) vem sempre com inicial maiúscula: Euphonia violacea., e em itálico. OK?

      Excluir
  2. Meu caro amigo e irmão Fred, voçê pode não ser especilista em pássaros, mas seu coração é uma verdadeira enciclopédia em matáeria de amor ao próximo.Abraço! Didi.

    ResponderExcluir
  3. Diga aí, Frei Didi, você sim é um figuraço e mora no meu coração ! Abração, meu caro !

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fred, ainda que mal lhe pergunte, por que o passarinho tem o apelido de Frei Vicente?
    Será que ele tem uma coroinha na cabeça?
    Abraço,
    Ligia

    ResponderExcluir
  5. Lígia, em matéria de passarinho eu sou um desastre. Ainda bem que um dos maiores ornitólogos do Brasil, o Professor Galileu Coelho é meu leitor e amigo e me corrige quando eu digo tolice. Aqui por exemplo, em chamei guriatã de frei-vicente. Já noutro post sobre um frei-vicente eu o chamei de guriatã.. vê se pode !

    ResponderExcluir