quinta-feira, 6 de setembro de 2012

GUERREIROS DO PASSO – FREVO É PARA O ANO TODO

Lucélia incorporando sua personagem de sucesso,
a "doméstica passista" (foto: cortesia Guerreiros do Passo)
Nesta segunda parte da série em homenagem aos sete anos de fundação desse grupo cultural maravilhoso que é “Guerreiros do Passo”, trazemos mais imagens da Aula-Espetáculo realizada no dia 1° de setembro, aniversário dos Guerreiros.

Lucélia Albuquerque, uma das fundadoras do Movimento, Professora e exímia passista, fala-nos sobre essa luta que é hoje de todo o povo, em especial do povo que participa, “fazendo o passo” para manter o alto astral do Carnaval recifense, apesar de todo o lixo musical que é apresentado anualmente nos palcos oficiais, em nome de um falso “multiculturalismo” que nada tem a ver com a beleza das nossas mais puras tradições.

E aí que, em nome desse chamado “carnaval multicultural”, joga-se de maneira desavergonhada a cultura verdadeiramente pernambucana para os palcos minúsculos de arrabaldes distantes, enquanto o lugar de honra dos grandes palcos da festa fica reservado para roqueiros, bregueiros, Djs de toda ordem e outras aberrações que já têm o ano inteiro para devorar verbas gigantescas das burras do governo, em nome de atendimento aos turistas que aqui vêm procurar, justamente, o contrário dessa submúsica despejada diariamente pelas emissoras de rádio e TV, regiamente pagas com “jabás” dos poderosos produtores do consumo fácil (e burro...)

Lucélia já tornou famosa a sua personagem da “doméstica passista”, que se esbalda no frevo, com um pano nos cabelos e uma carteira nas mãos, no meio da “onda” violenta dos passistas, lá pelos anos 40 ou 50.

Essa é a luta em que os “Guerreiros” se empenham. Essa é a luta em que todos nós, pernambucanos ou não, devemos nos empenhar. Preservar cultura é ato de inteligência. É ato de “poupança histórica” que renderá frutos muito mais saborosos, porque têm a cor e o sabor da nossa gente, e o saber dos nossos antepassados! 

Ouçam o que a Lucélia tem a dizer sobre isso tudo, curtam os frequentadores e alunos dos “Guerreiros” na preparação para a próxima batalha carnavalesca e principalmente no aperfeiçoamento da dança que tanto nos orgulha.




10 comentários:

  1. Por se tratar de uma verdadeira aula de passo, poderia ter em legendas os nomes dos movimentos! Identifiquei alguns, mas outros...nem sabia que existia!:)
    Gostaria de saber os nomes!
    Será que os Guerreiros poderiam ajudar?
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Tati, convido você para fazer parte dessa maravilhosa aula, e lá, além de praticar o autêntico frevo, passarei para suas mãos todos os nomes dos movimentos mostrados no video e muitos outros.

    ResponderExcluir
  3. Meu querido Fred, sua série de reportagens estão me trazendo um orgulho danado. Seu modo de mostrar os trabalhos do grupo vem emocionando a quem assiste, e, principalmente, este seu amigo. Mais uma vez obrigado. Viva o Frevo!
    Eduardo Araújo

    ResponderExcluir
  4. Amigo Fred Monteiro...

    O atual e suposto carnaval multicultural do Recife está equivocado. Digo que existe politicamente ou de propósito, com a finalidade de globalizar o comum, o que já existe na TV diariamente... Falta apenas colocar um rodeio, ou vaquejada em pleno Marco Zero do Recife. De brinde irão os chapéus texanos e o repertório musical tão apreciado por quem gosta do gênero!

    Sabe-se que uma pizza verdadeiramente italiana tem os ingridientes, do povo que a criou ou a desenvolveu em tal região geográfica. Os vinhos portugueses e franceses, ou mesmo chilenos, possuem técnicas de fabricação e envelhecimento locais... Eu diria: o frevo pernambucano é um bom vinho de jurubeba! Para ser bairrista (com todo orgulho), confirmo que é uma cachaça da boa com limão! De tiragosto: caranguejo, peixe agulha frita ou caldo de feijão! Pode ser também uma fatia de laranja... São costumes do local! Pernambuco é isso... A cultura local é a alma desse povo sofrido e alegre!

    Concordo plenamente com a idéia de que estão mutilando o carnaval do Recife, em nome de uma falsa audiência televisiva. Diga-se: será audiência para o tal governador? Qual é a sua, grande Lenine? Você é compositor e músico e sabe que existem milhares de outros músicos e artesãos desempregados no Recife... As obras imateriais pertencem às várias gerações... O carnaval é um monento especial e de se ganhar dinheiro... Vitrine para todos! Isso é grave: político não sabe cantar um frevo, compor ou mesmo, tocar um instrumento tipo metal... Saxofone, trombone e trompete... Talvez cante um rock de gosto duvidoso, uma música brega ou uma moda sertaneja moderna, tipo modões que estão nas atuais trilhas sonoras da Rede Globo, travestidas de músicas românticas. O Recife não tem a obrigação e engolir a música brega, e torna-se o reduto da “Cornocanção”.

    Como fã incondicional do frevo pernambucano, ficam meus protestos... O palco principal do carnaval de Pernambuco deve ser a passarela do frevo em todos os seus estilos: frevo canção, de bloco, de rua, ou como estiver grafado na história pré e pós “100 Anos de Frevo”. O maracatu poderá ser coaduvante neste palco multicultural...

    E a audiência da televisão? Dane-se... O público local, e turistas do Brasil e outros países aplaudirão um show de cultura local. Viva o frevo!

    Abraços.

    Lailton Araújo

    ResponderExcluir
  5. Lailson, meu camarada, você é dos meus ! A gente tem um pensamento exatamente igual, nesse particular. O povo pernambucano que realmente preza sua cultura (porque alienados há em todos os Estados desse Brasil imenso) também pensa como nós.. E até mesmo no resguardo das tradições de época a gente vê isso. Muito obrigado pelo comentário e pela presença que muito me honra. Vc é um baluarte cultural de Pernambuco !

    ResponderExcluir
  6. Bravo Lailson, gostaria de transcrever este seu comentário em nossa página no facebbok e no blog dos Guerreiros do Passo. Vocè autoriza? Farei a devida citaçao. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Fred, por coincidência me referi ao engodo, à mutilação, à desfiguração do carnaval de Recife num comentário, em mais de um comentário, por exemplo, hoje, num dos muitos post-matriz do brasilianas.org / nassif online, no caso, sobre as eleições aqui.
    Ambos os principais grupos políticos-partifdários, juntos-separados... com essa secretaria de cultura e essa fundação (afundação) de cultura da cidade do Recife (que cheira a nepotismo, com a ex mulher de um dos candidatos antes na presidência). Por motivos um pouco diferentes , creio que votarei nulo, com tristeza.
    É como se tivésemos o direito ao voto facultativo, mas que não querem nossas "elites" que impõem a obrigatoriedade pra participar da comédia, do espetáculo, do marketing, da mentira.
    abç, Humberto - meio gaúcho, mas recifense.

    ResponderExcluir
  8. AMIGO E AMIGA DO GUERREIRO DO PASSO...

    Está autorizado! Com todo o prazer! Vamos formar uma corrente cultural!

    Grande Fred... Comungamos um bem maior: a música! E o frevo é a nossa inspiração! (rsrs)

    Abraços.

    Lailton Araújo

    ResponderExcluir
  9. Olá.........
    Essa menina é demais.............
    Continuem Guerreiros do Passo
    Abraços a todos..............

    ResponderExcluir