terça-feira, 15 de novembro de 2011

COISAS DE IRMÃOS – A MESINHA DE CANTO & OUTRAS ..

Meu mano mais velho, Jaime, é um figuraço.
Puxou ao Tio Mauro, tremendo gozador, que gostava de fazer umas brincadeiras bem humoradas e com uma boa dose de ironia.
Jaime nunca perde a oportunidade para uma boa brincadeira. 
Quando minhas irmãs começavam um namoro, na primeira ocasião para se manifestar, lá estava Jaime com uma presepada.
Como no dia em que botou uma toalha de mesa na cabeça, segurou um vaso de flores por cima e ficou acocorado perto das cadeiras onde sabia que minha irmã Ana Maria e o cunhado Paulino iriam sentar para conversar.  Quando chegaram e viram aquela figura mal-disfarçada no canto do terraço, Ana logo reclamou: 
- Que palhaçada é essa ?  Quem está aí?
E  Jaime, com uma voz de falsete: 
- Eu sou uma mesinha... Eu sou uma mesinha... podem namorar à vontade...Risos gerais, claro !
  
***
Já casado, minha cunhada Elena tinha acabado de tirar carta de motorista, e ia feliz dirigindo pela BR-101, à altura de Igarassu.  Percebendo de longe uma blitz da Polícia Rodoviária, Jaime pede para Elena lhe entregar a direção. Dá rapidamente a volta pela frente do carro e assume o volante.  Logo adiante, naturalmente, são parados pelo guarda que tudo viu.
O guarda pede a documentação de Elena.   Ela atende prontamente, com a carteira nova, agora inaugurada.
O guarda desapontado pede a documentação de Jaime. Ele apresenta, sorridente. 
O guarda sem ter mais o que perguntar, ataca: 
- O senhor tem alguma arma  no carro?
E Jaime, rápido na resposta:
 - Tenho dois 38..  Quentes !
E aponta para o par de sapatos nos pés.
O guarda disfarçou o riso e saiu de perto, com medo, na certa, de outra gozação.

*****
 
Mais uma de Jaime.
Eu estava cortando a grama no jardim da minha casa em Aldeia e ele, que mora numa granja lá perto, vai me visitar, acompanhado do seu caseiro Edmilson.
Quando me vê suado, empurrando o cortador manual, pesadão, pergunta:
- Mano, você deve estar com um monte de calos nas mãos,  né?
Eu, orgulhoso, mostro as mãos, realmente calejadas.
E Jaime, sério, me diz:
- Eu também trabalhei um bocado ontem na Granja. Também estou cheio de calos ...
E, mais sério ainda, dirigindo-se ao Edmilson:
- Edmilson, mostre aí pra Fred como minhas mãos estão calejadas ! 
Edmilson, aprendiz de gozador, meio sem jeito, estica as mãos abertas e espalmadas num riso amarelo.  E Jaime vai ao delírio !  Eu, tossindo de tanto rir...

8 comentários:

  1. Meu pai era gozador mas Jaime transformou isto numa arte muito requintada. Acabou se tornando mestre, pelo menos do caseiro...
    Beijos
    Maria Nair

    ResponderExcluir
  2. A história da carteira de motorista é um pouco diferente (é mais criativa ainda do que essa). Tia Elena vinha dirigindo com a carteira que ela já havia tirado há algum tempo e "reclamando" que nunca tinha tido uma oportunidade de mostrar a carteira. Aí Tio Jaime viu a blitz e pediu para ela parar na vista dos guardas e aí sim trocar de lugar com ela, prometendo que naquele dia ela iria mostrar a carteira. Quando eles chegaram na blitz, o guarda que tinha visto tudo mandou ele encostar:

    -- Habilitação e documentos do veículo, pediu o guarda.
    -- Aqui estão, respondeu Tio Jaime entregando ao guarda os documentos do carro e os documentos *dele*. Ao que o guarda respondeu:
    -- A documentação do carro está ok, mas eu quero os documentos da sua esposa, porque eu vi que ela vinha dirigindo o carro e vocês trocaram de lugar quando viram a blitz. Documentos dela, por favor.
    -- Aqui estão, respondeu Tio Jaime, que logo em seguida falou pra Tia Elena.
    -- Tá vendo, Elena? Eu não falei que você ia inaugurar a sua carteira de motorista nova hoje?

    Aí depois dessa é que veio a doidice do 38 (não sei como ele não acabou preso por desacato :-)).

    ---

    Outra boa:

    Tio Jaime sempre teve mania de pegar no pé dos sobrinhos adolescentes. Um belo dia, ele parou lá em casa com um carro novinho que tinha comprado, um Kadett EFi:

    -- Fred, chame Fredinho e Rico que eu vou levar eles 2 pra comer feijoada comigo e Mario Jr lá na Mansão Figueiredo (um p**eiro bastante conhecido em Recife).

    Ao que papai respondeu:

    -- Fredinho pode ir, mas Rico ainda é muito novo pra comer feijoada.

    Findou que a gente foi mesmo comer uma feijoada, mas na Feijoada do Vavá, e botar em dia as conversas sobre computadores entre os 3 nerds da família.

    Eu tinha acabado de tirar minha carteira de motorista também e Tio Jaime não perdeu a oportunidade de me dar o volante do carro. No caminho pra o Vavá, ele fala bem sério:

    -- Fredinho, eu vou precisar pedir que você encoste o carro para eu assumir o volante. Você está estragando o meu carro novo...

    -- Desculpa, Tio. Vou encostar já já.

    -- Pois é, esse carro tem um sistema de injeção eletrônica que se adapta ao pé do motorista e o seu pé está muito leve. Você vai desregular o carro que está acostumado com o meu pé que é mais pesado. Pise fundo aí, meu filho!

    ResponderExcluir
  3. Bem lembradas Fred. Eu resumi as histórias pra poder incluir a do 38.. Aquele cara é muito doidão mesmo! Vai ver que ele tá agora como cacique da tribo dos Juricoteus, hehehehe. E ainda dizem que esse blog tem censura! Nairzinha.. me diga mesmo se Tio Mauro não estaria feliz com esse herdeiro das gozações..Ora se estaria!

    ResponderExcluir
  4. O retrato do santinho estirando língua é a mais pura prova de que essas e tantas outras de Iai são a mais pura verdade!

    Adorei!
    Dulce

    ResponderExcluir
  5. Olá Fred,
    Gostei do seu relato também tenho um tio, que AVE MARIA!!!!! É cheio de graça...

    Meu irmão falou pra ele: - Tio Rodolfo, eu tô querendo casar mas não tenho nada.
    Tio Rodolfo respondeu:- Caaase meu filho, quando eu casei, metia a mão no bolso e não tirava nada. Hoje enfio a mão no bolso e tiro: Aconta de Luz, de água, do aluguel... caaase, meu filho, caaaase...
    Um abraço parabéns pelo espaço e pelos textos.
    Dalinha

    ResponderExcluir
  6. Oi Dalinha.. Pois é, poeta.. Ai de nós se não fossem Rodolfo, Jaime e Tio Mauro nas nossas histórias. Eles são o tempero da nossa alegria..Abração e obrigado pela visita !

    ResponderExcluir
  7. Toda família tem seu gozador, mas Tio Jaime é insuperável!!!!:D
    :*
    Tati

    ResponderExcluir
  8. Certamente meu pai estaria feliz com o herdeiro nas gozações. Ele tinha muito orgulho e carinho pelos sobrinhos e sobrinhas. Beijos
    Maria Nair

    ResponderExcluir