quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ANA LÚCIA E O CÔCO DE OLINDA

Certa vez, em meados de 2002, a pedido de um amigo o baterista Fernando Souza, aceitei  o convite para gravar uma senhora que é uma referência entre os "coquistas" de Olinda:  Ana Lúcia, do Coco do Amaro Branco.  Dona Ana é uma das mestras mais queridas entre a comunidade que adotou o "côco de roda" como forma de expressão musical.  Suas loas simples e poéticas varam as noites e os terreiros onde se cultua essa forma singela e antiga de música e percussão. 
Anos depois, vejo editado, em primoroso CD essas e mais outras músicas do repertório de Ana Lúcia e sinto irreprimível orgulho de ter participado da divulgação dessa arte popular.

Gravei, nesse meio tempo outros excelentes coquistas, todos de Olinda: Amaury (Acordes das Olindas), Viola, Aurinha (filha de Dona Selma do Côco) e uma grande incentivadora dessa arte, a Professora Isa Melo, do Grupo Serra Véia..

Montei e trago para vocês, um pot-pourri com os cinco temas por mim gravados, com Ana Lúcia, seu coral e os batuqueiros trazidos por Fernando Souza.  São loas tradicionais e da sua criação (Boa noite, Lua Bonita (adaptação da canção folclórica), Jogador, A Natureza e Me Leva, Canoeiro.)

A temática simples, a música e o rítmo em seus estados mais puros se evidenciam, como nunca, nesses artistas por vezes tão esquecidos, mas que têm um valor incomensurável na formação do tesouro musical nordestino.

Nas imagens, ainda, os autógrafos dos amigos coquistas Amaury, Viola, Isa e o Grupo Serra Véia, Andreza e Aurinha, gravadas na parede do estúdio, entre os muitos autógrafos de artistas que por lá passaram, desde 1997.




Aqui, o som puro do côco da Mestra Ana Lúcia:



Nenhum comentário:

Postar um comentário