quarta-feira, 15 de junho de 2011

MAIS FORTES SÃO OS PODERES DO RIO!

A Natureza sempre me surpreende..   Ultimamente temos tido muitas razões para acreditar que o planeta é realmente um ser vivo, como apregoam os ecologistas.   Como um organismo doente, a Terra reage, contorcendo-se em terremotos, tsunamis, tempestades, furacões e erupções vulcànicas numa frequência pra lá de incomum.    É lógico que seja assim, pois estamos cada dia mais provocando esses acontecimentos. Sempre existiram, é certo, mas creio que nós, como hóspedes recentes nessa casa espacial, estamos perturbando o seu equilíbrio de todas as formas.   Porém, como uma mãe que apenas repreende os filhos e nunca deixa de amá-los e de prover o seu sustento, a Natureza se recompõe dos maus tratos que lhe infligimos e continua a nos matar a fome e a sede.

Dia 13 passado,  atravessava a Ponte Velha quando, já próximo ao Cais José Mariano, deparei-me com um pescador que lançava sua tarrafa ao rio.  Diminui o passo e tive o prazer de vê-lo puxar a rede e abrir um sorriso de alegria ao tirar dela um belo camurim (robalo, para os sulistas) de cerca de 3 kgs.   Imediatamente procurei conversar com ele.  Chama-se João Batista, e eu já o tinha  visto  pescando naquele local.  Convenci-o a dizer alguma coisa sobre a pescaria no que ele, mesmo meio envergonhado, consentiu.  Por uma incrível coincidência ,  estava com minha câmera portátil e ali mesmo gravei tudo.. Tive muita sorte, porque tão logo ele terminou seu depoimento, um transeunte comprou o peixe e o levou. Eu tinha gravado fazia uns dias algumas cenas nas Ruas da Imperatriz e Sete de Setembro, bem como "takes" do caótico trânsito recifense.
Aproveitei-as para montar esse pequeno clipe, que ornamentei com uma bela trilha sonora, uma toada chamada "Caminhos de Vidro",  composta e interpretada por minha filha Tatiana Monteiro,  gravada no F Studio, há uns dois anos atrás. Coube como uma luva.  Fiquei feliz com o resultado e divido com vocês essas indagações  sobre o nosso sofrido, mas sempre belo Recife...

5 comentários:

  1. Tio, muito bom o video. Não posso falar nada diferente da trilha sonora, muito boa!

    Um abração,
    Mário Neto

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fred! O vídeo é tudo o que você tinha comentado dele. Emocionante ver o nosso Capibaribe reagindo a tantas agressões. E a trilha sonora... o que eu disser será pouco. Linda! Parabéns pelo trabalho. Fernando Ramos.

    ResponderExcluir
  3. Eita, Recife! Só tu mesmo, pai, pra cascavilhar e achar as belezas que ainda restam (poucas) nessa cidade...

    ResponderExcluir
  4. FRED,
    MARAVILHOSO O VIDEO E A MUSICA NÃO FICA ATRÁS, ME EMOCIONEI MESMO AO VER CADA UMA DAQUELAS CENAS QUE VEMOS DIARIAMENTE E POR CONTA DO TRANSITO, DO CORRE CORRE, NOS PASSAM DESAPERCEBIDO.
    CONTE CONOSCO PRO QUE DER E VIRE, ENVIA A TUA MARCA PRA DIVULGARMOS EM NOSSO SITE. TEMOS ESSE PROBLEMAS EM CONSEGUIR DICULGAR NOSSOS ARTISTAS. TRABALHEI EM RADIOS COMERCIAIS DURANTE 15 ANOS E VIA A DIFICULDADE DE UM ARTISTA LOCAL CONSEGUIR ENTRAR NUMA PROGRAMAÇÃO SEM TER QUE PAGAR. MUITA GENTE BOA QUE NÃO TEVE OPORTUNIDADE E AINDA NAO TEM ATE HOJE. CRIAMOS A PERNAMBUCORADIOWEB JUSTAMENTE PRA ISSO: DIVULGAR OS NOSSOS ARTISTAS GRATUITAMENTE PARA O BRASIL E O MUNDO... TUDO ISSO SEM TER NENHUMA AJUDA DE NENHUM ORGAO PUBLICO OU PRIVADO. É UMA BARRA TER QUE DESENBOLSAR DO PROPRIO BOLSO PRA VER SE TORNAR UM SONHO QUE TEMOS A CERTEZA QUE JÁ ESTÁ DANDO CERTO E SERÁ RECONHECIDA POR TODOS. GRANDE ABRAÇO E FIQUE COM DEUS
    EQUIPE PERNAMBUCORADIOWEB.COM
    TERCIA & ARI

    ResponderExcluir
  5. Valeu. É bom saber que nem tudo está perdido. Tati, você como sempre arrasa,sou sua fã. Beijos Leninha

    ResponderExcluir