quinta-feira, 26 de maio de 2011

DELTA DO PARNAÍBA

Dunas dos Tatus
Esse Brasil tem tanta paisagem bonita, tanta gente interessante, tanta coisa boa pra se ver que às vezes fico pensando como é difícil para mim escolher qual o Estado mais bonito que conheci.  O litoral do Piauí é pequeno.  Mas tem uma diversidade de paisagens bem interessante.  Uma das maiores atrações é o chamado Delta do Parnaíba, no Norte do Estado.  Ali começa a região de grandes dunas, no deserto dos Tatus, o prenúncio dos fabulosos Lençóis Maranhenses (qualquer dia desses eu vou falar deles).

Rendeiras do Morro da Mariana
Mas navegar pelo Rio Parnaíba rumo à sua foz, é algo muito legal.  Conversar com as rendeiras do Morro da Mariana, presenciar o seu trabalho criativo e belo, atestar a forma de como transmitem sua arte às filhas e sobrinhas, é sentir a cultura popular se perpetuando através das gerações.  

Macapá















Pedra do Sal























Praias desertas, selvagens e tranquilas, como a dos  Coqueiros, Atalaia, Macapá e a fantástica Pedra do Sal, onde num imenso lajedo as ondas prenchem reentrâncias na rocha, que retêm a água do mar que se evapora, deixando uma camada de sal em cada canto.

Atalaia
A Lagoa do Portinho é também um caso à parte. Dunas de areia branca, lagoa azul, boa estrutura para o turista.  Enfim, conhecer Parnaíba, cidade acolhedora, seu Rio e seu Delta, seus manguezais e seus barcos coloridos, sua gente amiga e generosa só nos trouxe felicidade e a certeza de saber que os irmãos brasileiros do Piauí têm muitos motivos para se orgulhar do seu lugar !





Coqueiros

2 comentários:

  1. Caro Fred,
    Chegar aqui e ler/ver sua resenha e fotos do Delta do Parnaíba me fez recuar alguns bons anos no tempo, até uma viagem inesquecível a Parnaíba e Luís Corrêa, há algumas décadas.
    Na casa dos vinte anos, cheio de hormônios e aproveitando ao máximo um encontro de estudantes de economia (praia, cerveja, paquera, festa, etc.)
    Acho que a coisa que menos fiz foi assistir às palestras - Pedra do Sal realmente é uma praia encantadora.
    Obrigado por ajudar a divulgar o Jazz + Bossa. Vou colocar um link pro seu blog lá no jazzbarzinho, ok?
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Amigo Érico..
    Partindo de você um comentário desse somente engrandece meu modesto blog.. Rapaz, esse Brasil é umas das minhas paixões imensas.. Há 41 anos viajo por aí, (comecei acampando e durante 23 anos foi assim que conheci o país com meus filhos.. 18 anos em barracas e 5 em trailer).. Terra maravilhosa essa nossa! Aguarde o nosso querido Estado do Maranhão a qq hora dessas.. Adoro S.Luiz, Lençois, S.José do Ribamar, Panaquatira e seus camarões enormes, com aquela braminha da antártica na beira da praia imensa..
    Grande abraço.. Estou curtindo demais seu Jazz+Bossa !!

    ResponderExcluir