segunda-feira, 4 de abril de 2011

O IMAGINÁRIO SE FEZ CERÂMICA E HABITOU NO RECIFE

Francisco Brennand é um dos maiores ícones do mundo artístico recifense. Apaixonado por sua terra, conta histórias maravilhosas sobre ela, magnificamente perpetuadas na argila e no fogo.  Na sua Officina Cerâmica Brennand, recebe turistas, artistas, entusiastas da sua grandiosa obra, estudantes, curiosos, críticos, jornalistas, uma multidão que diariamente o procura, com o mesmo entusiasmo de uma criança que compartilha seus brinquedos preferidos com seus amigos de classe ou de brincadeiras de rua.  Brennand é um lírico da cerâmica, um épico, um gênio. 






É também um Mecenas no sentido mais amplo dessa palavra.  Um Mecenas universal e de si próprio.  Da fábrica de cerâmica e azulejos, marca de tradicional família pernambucana, construiu em paralelo uma fábrica de sonhos e de arte, tão surreal como caberia ser definida essa palavra em qualquer dicionário do mundo. Visitei várias vezes a Officina e em cada uma delas repeti a minha admiração e o meu encanto pela genialidade de Brennand. 


A propósito, também sou cliente e usuário dos produtos da sua fábrica.  A cerâmica Brennand, símbolo de solidez e beleza em pisos e paredes de casas, apartamentos, edifícios públicos, fábricas e lojas recobre, igualmente, pisos e paredes do meu apartamento e de uma casa que construi em Aldeia.

E posso garantir, sem medo de errar, como dizia minha mãe:  - É coisa, muito fina !


Um comentário:

  1. Esse espaço é fantástico e é um prato cheio pra quem gosta de fotografar! Ricardo Brennand também merece uma visita!

    ResponderExcluir