Hoje, 19 de março, a Lua em perigeu (ponto máximo de aproximação da Terra) nos proporcionou um espetáculo quase inédito de luz e beleza.. Há 18 anos atrás foi assim também e eu a fotografei, na época, com minha velha câmera Zenith, uma russa pesada e lenta.. Hoje com lentes e câmera mais sofisticadas, digitais, mais rápidas e eficientes, sem a necessidade de laboratório e aquela torturante espera, para ver a foto em papel dias depois, compartilho com vocês as fotos que fiz, exatos 20 minutos atrás. dessa maravilhosa Lua Cheia. E para acompanhá-la, céu afora, pela ondas da Música, segue também um frevo de bloco que escrevi, faz uns 10 anos, inspirado num pedido do colega Paulo Aloise, trompetista e quase-fundador, com sua esposa Beatriz, de um Bloco Lírico que seria chamado Raios de Cristal. Gravei essa música com o Coral Stalo e nossa Orquestra de Pau e Corda, em 2009. A música está ali em cima, com as fotos da Lua.. Abaixo, segue a letra:
A lua derramou sobre o Recife
Seus raios de cristal
E o Capibaribe refletiu
Imagens de um antigo Carnaval
Em que eu me perdi apaixonado
Por uma pastorinha angelical
A orquestra tocava uma marcha tão linda
Sorrindo a menina de longe me olhou
Um acorde fiz soar ao violão
Mas ela se perdeu na multidão
E agora eu aguardo o Bloco passar
Pra minha pastorinha admirar...(BIS)
(dedico este post aos apaixonados pela Lua, pela Poesia e pelos Blocos Líricos do Recife aqui muito bem representados por: Paulo Aloise e Beatriz, Ana Pottes e Paulo Fernando)
Obrigado Fred. O lirismo, a fantasia o amor e tantas outras coisas boas que o luar inspira estão presentes nesta foto e nesta marcha de bloco.
ResponderExcluirAMIGO FRED...
ResponderExcluirMais bonita que a lua é essa composição! Belo coro (meninas afinadas) e letra com o lirismo dos antigos carnavais.
Apitos anunciam: abram alas, o bloco vem aí! Saudando a lua, formosa, brilhante como o estilo frevo de bloco, que só bons compositores, são competentes para criar... Fred é um desses compositores!
A lua cheia fica mais humana! Traz saudade da minha infância... Quem viu recordou! Quem não viu, ouvirá a lua, na forma de música...
Frevo dos bons!
Abraços.
Lailton Araújo
amigo lailton ! tanto elogio partido de um mestre e poeta feito vc me deixaram muito feliz e gratificado.. não mereço nem metade deles.. sua sensibilidade e sua alma de poeta é que botaram uma lente de aumento nisso tudo.. muito obrigado, de coração ! paz, saúde e muito sucesso pra vc, irmão distante dessa boa terra nordestina que nos inspira tanto..
ResponderExcluirFred amigo
ResponderExcluirSempre fico emocionada ao ouvir essa música. Acho-a bela!
Você mistura na medida certa o encantamento da lua sobre o nosso rio com a magia e o lirismo dos nossos blocos. É mais uma ternura embalada ao som dos banjos e violões. E o rio Capibaribe assiste a tudo em silêncio, guardando segredos!!!!
Obrigada por toda essa beleza!
Abraço
PS Lailton Araújo, em nome do Coral Stallo agradeço o elogio!
Abraço
Ana Pottes
Para o mundo !!!
ResponderExcluirPara tudo, deixa só a lua essa música linda !
Que beleza a imagem !
Quanta poesia nessa música .
Peço vênia pra me incluir entre os apaixonados pela Lua,pela Poesia e pelos Blocos Líricos do Recife, embora resida tão distante.
Não existe distância para a arte - "a música é a única arte que não ocupa lugar no tempo e no espaço" .
abçs
":))
Só um grande artista faria uma beleza de música como esta!
ResponderExcluirAletra é tão bela quanto a música!
Amigo, continue sempre nos presenteando coisas belas como esta!
um forte abraço e que Deus o abençoe !
Amigo Fred
ResponderExcluiraqui infelizmente estava nublado e nao conseguimos ver a imensa beleza!!!
obrigada por compartilhar comigo o momento magico
um abraço
Elizabete-Museu das Culturas Dom Bosco-Campo Grande-MS
E a lua se fez bonita, imensa, de norte a sul, de leste a oeste... Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirRea Silvia,
de Criciúma-SC, para Recife-PE