terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

MANGUEIRAS, VITÓRIAS-RÉGIAS E TACACÁ


Igarapé no Rio Guamá
 
Bar do Parque
Um passeio por Belém nos remete aos bons tempos das cadeiras nas calçadas e das manga-espadas verde-amareladas, cheirosas e suculentas, pendentes dos galhos frondosos de mangueiras pelas ruas, ao dispor dos transeuntes.  Tantas frutas, tantos sabores, tanta sombra, que esquecemos de ter saudade delas.



Cerâmica marajoara - Icoaraci

Estivemos em Belém por volta de 1998, comemorando nossas bodas de prata. Apesar do calor úmido, a cidade é acolhedora e convidativa a passeios intermináveis por suas eternas alamedas de mangueiras, pelos seus vetustos edifícios de talhe europeu, bem conservados e ainda bastantes imponentes. O Theatro da Paz, na Praça da República lembra, até pela localização e  o nosso Teatro de Santa Izabel, também plantado na recifense praça do mesmo nome. Apesar da semelhança não é obra do francês Louis Vauthier, como o nosso, mas sim do engenheiro militar José Tiburcio de Magalhães, inspirado no Teatro Scala de Milão. 

Theatro da Paz
 Mas lá, na Praça da República de Belém, há lindos coretos moldados em ferro, quiosques da época, como o Bar da Praça, fotogênico e simpático.  As construções religiosas também são notáveis, destacando-se a Igreja de Nazaré, pela famosa Festa do Círio e a Sé de Belém.  O Mercado  Ver-o-Peso, habita o imaginário de todo turista que não lhe pode negar uma visita de manhã inteira, em meio a ervas, frutas, peixes, amuletos de toda espécie, artesanato variado do urbano ao indígena, enfim, tudo o que atrai os viajantes.


Tacacá no fim da tarde

Um capítulo à parte, em Belém é o Museu Goeldi, um oásis verde em meio ao burburinho da capital.  Próximo a Belém, outras visitas inesquecíveis: Icoaraci, famosa pelo artesanato em cerâmica que tem no Mestre Anísio uma expressão eloquente da arte marajoara e tapajônica. 


Praia do Paraíso - Mosqueiro
De Icoaraci pode-se fazer uma travessia para a Ilha de Marajó, ou simplesmente quedar-se nas areias brancas das praias do Mosqueiro, em especial a praia do Paraíso. Outros passeios imperdíveis partem para vários igarapés no entorno do Rio Guamá, onde podemos presenciar a colheita do açaí e saborear essa iguaria vegetal numa tijela rústica, acompanhada por farinha branquinha e crocante de mandioca. Belém é daqueles destinos brasileiros a que pedimos bis.




 
 

Vitórias-régias no Parque Goeldi


7 comentários:

  1. Conheço bem tudo isso pois morei em Belém por mais de 15 anos. Bateu saudades!
    Abraços Fred

    ResponderExcluir
  2. não só morou em Belém, como trouxe de lá uma jóia chamada janaína, minha nora querida e muito especial! gande abraço, amigo lau!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fred! Tenho muitos amigos em Belém, mas nunca estive por lá. Eles vivem me convidando e mandando fotos, só para me deixarem com vontade de ir. Agora vem você com esta postagem...
    Tô precisando mesmo fazer umas viagens assim, longas, boas e por lugares maravilhosos. Quando eu for, quero ver se vou também a Pernambuco. Também sou doido para conhecer Recife.
    E falando nisso, não sei se você viu no meu blog, postei um disco do saxofonista pernambucano Juarez, um mestre do instrumento. Vai lá conferir :)

    ResponderExcluir
  4. Eita! Fiquei vermelha agora.
    Preciso voltar a essa terra, as raízes; pouco me lembro de lá. Um dia volterei.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amigo Augusto (TM.. pode ser Toque Musical ou Trade Mark, hehe)..Uma das melhores coisas do mundo é viajar pelo Brasil, nem que seja no lombo de um jumento..é o que eu tenho feito a vida toda..Tenho espírito de cigano, hehe..Quando vier ao recife, faço questão de ser seu guia.

    ResponderExcluir
  6. Jana: o bom filho à terra volta..Rico tb não conhece Belém, portanto é uma ótima idéia vcs tirarem umas férias por lá ! Bjos, norinha, hehe

    ResponderExcluir
  7. Jana, qdo for me leva!!!:D
    Quero muito conhecer o Pará. Terra linda que transborda cultura - para nós exótica!
    Bruno provavelmente tentará trazer algumas mudas de açai, mas eu o dissuadirei!:p

    ResponderExcluir