terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A NOSSA PRÉ-HISTÓRIA

Quando se fala em Pré-História, em cavernas, tumbas e inscrições rupestres, logo nos transportamos mentalmente à Velha Europa, ao Oriente Médio, Próximo ou Extremo, à África, enfim aos Velhos Continentes. Só que esquecemos que o planeta é um grão de areia no Universo e abriga possibilidades impensadas.

A nossa Indiana Jones de saias, uma mulher extraordinária chamada Niède Guidon, embrenhou-se a fundo no sertão e na arqueologia brasileira para, em plena caatinga piauiense, comprovar a sua teoria do surgimento do homem nas Américas. Não vou aqui tratar de toda a base científica da tese de Nìede Guidon, porque me foge competência para tanto.


Mas, garanto que vocês jamais verão tão de perto as nossas origens, se não fizerem o que eu fiz: uma viagem à Serra da Capivara é uma viagem ao nosso passado mais remoto, às nossas raizes ancestrais.
A beleza rude do lugar, o clima seco e quente, a natureza exuberante, tudo nos deu tanto prazer , que consideramos a Serra da Capivara um dos nossos melhores destinos ecoturísticos.
Sem o charme de hotéis de luxo, sem o conforto total ao turista, sem tecnologia de lazer, estar naquele Parque Nacional é, no entanto, puro prazer mental, cultural e artístico.


Sim.. a Arte mais pura brota naquela Serra em cada inscrição rupestre, em cada objeto metodicamente catalogado no seu Museu, em cada explicação dos guias bem treinados, todos estudantes de Arqueologia e de Ciências da Natureza, da extensão local da Universidade do Vale do São Francisco, em São Raimundo Nonato - PI, sede do Parque Nacional.


Conselho de um velho viajante que há mais de quarenta anos roda pelo Brasil descobrindo a cada dia suas belezas infinitas: conheçam nossa pré-história na Serra da Capivara, surpreendam-se com nossos ancestrais puramente nordestinos, brasileiros como nós e orgulhem-se dos seus feitos, da sua arte e do seu amor pelo Brasil !

2 comentários:

  1. Esperei muito mas um dia fui à Serra da Capivara e ainda tive a glória de conhecer a Dra. Niede Guidon. Imagine só a honra de ser procurada por ela pra orientar que programa de informatização usar na biblioteca do Museu do Homem Americano. Nem lembro o que falei. Afinal era um sonho se realizando! Mandei o projeto que ela pediu e espero que tenha dado tudo certo. Um dia volto!

    ResponderExcluir
  2. mas quem sabe sabe, minha prima.. e vc é fera na matéria..infelizmente a dra niède não estava lá quando fui(tinha ido a brasília desencavar verbas para os projetos do Museu e do Parque) ..uma pena.. sou fã n° 1 dela.. que trabalho fantástico ela faz ali!

    ResponderExcluir