quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

MÚSICAS PARA O BLOCO FVR - 8- PERFUMANDO CASA FORTE

Num desfile pelo Recife Antigo, ladeado pelo Maestro Duda e sua esposa Mida
"Nos meses de janeiro e fevereiro brotam as flores da vitória-régia. Elas são brancas ou rosadas, possuem várias camadas de pétalas, e abrem somente durante a noite, exalando um perfume maravilhoso. Algumas flores atingem trinta centímetros de diâmetro."

Elas -como o Carnaval- têm vida curta. Mesmo assim, tornam-se inesquecíveis, para quem as conhece.

Foi realmente uma vitória para a nossa família trazer para a rua uma alegria pura, ao modo antigo de brincar carnaval.  A nossa intenção, desde o início foi essa: sem patrocinadores, sem verbas públicas, sem apoio de quaisquer associações de bairro ou entidades outras, simplesmente juntávamos os músicos da família e os amigos da Música, desde gente muito importante em Pernambuco, como o Maestro Duda, um ícone dos nossos carnavais, a sobrinhos que começavam a tocar violão ou percussão, a filhos e netos dos amigos ou simplesmente músicos simples que se incorporavam à nossa orquestra pelo prazer de participar e manifestar sua alegria.  

Assim também os desfilantes da familia ou amigos e amigas, que cuidavam de confeccionar as suas fantasias (todas dentro das temáticas estabelecidas para cada ano, mas que podiam ser utilizadas nos anos seguintes, sem restrições de nossa parte).  

O Bloco criou, em seu entorno, uma aura de simpatia e carinho que cativava cada vez mais foliões. Nossa Orquestra chegou a ter mais de 30 músicos, muito bem ensaiados e numa afinação e harmonia invejáveis e com repertório sempre atualizado. Foi esse espírito de participação que procurei mostrar na letra desse frevo-de-bloco, como vocês poderão ver.

PERFUMANDO CASA FORTE
(Fred Monteiro)

O nosso Bloco vai sair vistoso
Cantando um frevo dengoso
P'ro povo se alegrar
E na cadência desse frevinho sincopado
Eu quero estar do teu lado
Na hora de regressar

Vitória-Régia, flor de Casa Forte é a nata
É um turbilhão verde-prata
Que faz nossa gente vibrar
Pastoras formosas que evoluem com graça
Cantando as belezas da Praça
Deixando perfume no ar.


6 comentários:

  1. ARRE, FRED! ASSIM NÃO TEM CORAÇÃO QUE AGUENTE; AINDA MAIS, QUANDO NOS LEMBRAMOS QUE POR TRÊS ANOS PASSAMOS AO LADO DA PRAÇA DE CASA FORTE, COM DESTINO A UFRP (DOIS IRMÃOS)... BONS TEMPOS, MEU CARO! BONS TEMPOS...
    UM GRANDE ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  2. Zulma.. Casa Forte é um estado de espírito. Aqui a gente se sente gente. Pena que não nos encontramos por esses tempos. MAs eu garanto que estava por aqui, viu? Moro aqui (e no Poço da Panela) há exatos 61 anos, hehehe (Sou tombado como patrimônio já!)

    ResponderExcluir
  3. Fred você é herdeiro direto de Raul, Edgard, Nelson, João Santiago e todos os grandes. Lindo o frevo sincopado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sou eu, Mestre ! Quisera somente ter podido fazer parte dese ninho de cobras que faz realmente carnaval em Pernambuco.. Nessa minha andança carnavalesca só fiz mesmo um tiquinho do muito que ouvi e curti dos feras. Você, entre eles, com espaço garantido. Obrigado pela sua amizade e pelo generoso comentário,.

      Excluir
  4. Víxi! Meu caro Fred,

    Diga-me onde vou encontrar outro povo mais espirituoso, "dengoso e vistoso" do que vocês aí desse Nordeste lindo?

    Um abração, meu estimado Mestre.

    Alamir Longo
    fronteira gaúcha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu digo mesmo, Alamir! Lá, bem longe desta terrinha pernambucana, tem um Estado que sabe como cultivar a sua História, o seu Folclore, a sua herança musical e poética. Seu nome é Rio Grande do Sul. Foi por ali, onde sopra o frio Minuano, que eu senti o calor de um povo amigo da Tradição. Estamos juntos, nisso!

      Excluir