sábado, 28 de julho de 2012

TEST--DRIVE DA CICLOVIA NORTE

A novidade estava no ar, desde a semana passada.  E eu gosto das novidades, principalmente quando me interessam de perto. Como no caso dessa falada ciclofaixa Norte. Faz parte do Binário Encanamento/Arraial que eu esperava que acontecesse há muito mais tempo.
Fui lá conferir, hoje de manhã, logo depois do café.
Montei na bicicleta e pedalei rumo à Estrada do Encanamento, altura da Praça de Casa Forte.  Entrei logo na ciclofaixa projetada, com placas mas sem o principal, a faixa pintada no asfalto. Tudo bem.. tiveram todo o tempo do mundo, mas não pintaram. Fazer o que?Na esquina da Praça do Parnamirim alguém chama meu nome.. era a minha amiga Jornalista Alessandra Cavalcanti, da CBN/JC.  Pediu-me para falar sobre a ciclofaixa.  Falei, conversamos um pouco e prossegui.
Na Av. Ruy Barbosa, giro à esquerda, no sinal da Bremen Veiculos, e prossigo no sentido da Av. Rosa e Silva. Depois do retorno, pego a faixa, já pintada a partir daqui, rumo à Estrada do Arraial. No caminho, vários sustos e muitas irregularidades gravadas. Fui trancado várias vezes, ônibus ocuparam parte da faixa, ciclistas andavam pela contramão da Avenida, e UM CARRO DIRIGIDO POR UMA "DAMA" veio em minha direção pela contramão da Avenida e ainda por cima da ciclofaixa !  UM ABSURDO !  Daqui para a frente, cadê a faixa? Sumiu... nada pintado, ainda...
Mais adiante, na Estrada do Arraial, um carrinho de mão cheio de coco, conduzido por um distraído senhor, uma carroça recolhendo papel, um carro particular estacionado... tudo sobre a ciclofaixa, claro.
Tudo bem.. o povo é mal educado mesmo... primeiro dia, etc.. Vá lá.. dou um desconto.. há dezenas de anos estou pedalando sem ciclofaixa e sou vacinado contra esses malucos.
Ou então tenho muita sorte por estar vivo, ainda !
Lá pelo Monteiro,  entrevistei um Agente da CTTU. Um bom depoimento o dele, dizendo o que salta realmente à vista: metade dos acidentes de trânsito é provocado pela completa falta de educação de pedestres e condutores.  É um fato indiscutível !
Prossigo, com a minha sorte habitual, até chegar à praça de Casa Forte e entrar na rua Oliveira Góes, rumo ao Poço da Panela. E logo na esquina, O MAIOR DOS ABSURDOS: UMA BORRACHARIA E VÁRIOS BARES NO LEITO DA RUA !!!  EM PLENA CASA FORTE !!!
Vejam o vídeo aí e comprovem.  Este é o Recife de hoje.  Projetos, sonhos, acertos e erros. Muitos erros. E só depende de nós consertá-los.  Mãos à obra.